26 novembro 2010

Filmes para o final de semana: Baaría e Antes do Anoitecer


Baaría - A porta do vento

Ao contrário do que geralmente indico aqui, esse não é um filme com uma temática GLS, mas acredito que cultura é essencial, e Baaría se trata de um ótimo filme, que nos faz pensar e refletir. Não é um filme tradicional que você já sabe do final no início, para compreendê-lo você terá que interpretar, questionar, prestar atenção nos pequenos detalhes e pensar muito ao seu final.
Escrito e dirigido por Giuseppe Tornatore, Baaria - A Porta do Vento é um filme autobiográfico sobre grandes paixões e sonhos utópicos de uma comunidade inteira da província de Palermo, na Itália, entre os anos de 1930 e 1980, retratado pela história de três gerações de uma família siciliana.
Durante a Segunda Guerra Mundial e o autoritário regime fascista, Cicco (Gaetano Aronica), um humilde pastor, encontra tempo para exercer sua paixão por livros, poemas épicos e grandes romances, além de lutar para criar os filhos sob o regime de Mussolini. Peppino Torrenuova (Francesco Scianna), um de seus filhos, se torna militante comunista depois de passar a infância testemunhando diversas injustiças, o que fez surgir nele a paixão pela política.
O filme acompanha algumas décadas na vida de Peppino Torrenueva, tendo como pano-de-fundo conturbações políticas e sociais na Itália. Nas ruas da cidade de Bagheria – chamada de Baaria no dialeto local. A primeira meia-hora de filme, serve mais para apresentar a cidade, seu folclore local, suas nuances e esquisitices.
Quando Baaria acompanha a adolescência de Peppino, Tornatore começa a colocar a trama no trilho e acompanha o despertar amoroso do personagem e a sua filiação ao partido comunista; o personagem se apaixona por Mannina (Margareth Made), com quem viverá por décadas, depois de alguns contratempos que atrapalham o romance, mas fortalecem a relação.
Ao acompanhar os altos e baixos na vida da família de Peppino, Baaria tenta fazer uma crônica da vida italiana ao longo de quatro décadas. A cidade, sua arquitetura e lendas servem como um marco, resistem ao tempo, continuam de pé, mas são arranhadas pelos anos que passam.

A obra é extremamente bem feita tecnicamente. Tudo está no lugar certo: a fotografia é exuberante, a trilha de Ennio Morricone é excelente como de costume e a reprodução dos cenários e vestimentas de época impressionam. Tornatore chegou a construir uma set inteiro no deserto da Tunísia para reproduzir o que seria uma vila italiana da Scilia por volta de 1940, que é onde a história começa, mostrando a segunda guerra mundial e a ação dos fascistas de Mussolini na região.

Porém, embora pessoalmente eu ache o filme excelente há alguns problemas. Não dá para entender qual era o objetivo do filme: se queria contar a saga de Peppino Torrenuova (que ao que parece seria o pai do cineasta), pintar um retrato da Scilia durante os mais de 40 anos que o filme aborda ou fazer uma crítica social e política da situação dos pobres que vivem sendo explorados pelos políticos de direita e pela máfia local. Infelizmente o diretor deixa essa lacuna em aberto, aborda esses três temas principais, mas ao decorrer do filme não aprofunda nenhum, e o que pode deixar você muito indignado ou intrigado é o fim do filme, pois ele não é claro e dá abertura para múltiplas interpretações, eu particularmente de início fiquei intrigado, mas depois procurei conhecer melhor o filme e o diretor com uma pesquisa no google e acabei formulando minha própria interpretação para o final do filme, que não vou expor ela aqui, pelo menos não agora, se alguém depois de assistir o filme quiser compartilhar a sua interpretação ou discutir, estou aqui!!! :)

Mesmo com problemas, sem dúvida alguma esse é um dos melhores filmes que já assisti.

Baixar

2 comentários:

  1. Boa pedida pro fim de semana!
    Obrigada pelo carinho,Lady!
    Adoro vir aqui tb!
    Beijo
    Afrodite

    ResponderExcluir
  2. Adoro as suas dicas de filmes!

    Claro que pode contar a sua historia, será um prazer publica-la.
    É só envia-la para o email sexoamoreviadagens@gmail.com no assunto vc coloca "Domingo do Leitor" caso não queira ser identificado é só nos dizer o nome ficticio.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...