15 março 2011

As 10 cidades mais 'gay friendly' do planeta




A rádio holandesa RNW, divulgou uma lista com as 10 cidades mais gay friendly do mundo. Foram avaliados: Locais LGBTs, legislação, relevância das paradas e aceitação social. Segundo a lista, Amsterdã, que durante muito tempo foi considerada a "Capital Gay" do mundo, ficou apenas em sétimo lugar. A fundação ProGay de Amsterdã, promoveu inclusive um debate, sobre como a capital holandesa poderá reconquistar seu posto de primeira do mundo. O Rio de Janeiro, escolhida como o melhor destino Gay do mundo no ano passado, ficou de fora. A cidade do Rio de Janeiro foi eleita pelo site TripOutTravel e pelo canal americano Logo, da MTV. Porém, a votação só levava em consideração questões turísticas, diferente do que acontece com a lista divulgada pela RNW. Quando se fala de legislação e aceitação social, as capitais brasileiras ficam a anos-luz das cidades citadas na lista. Segue abaixo a lista divulgada pela RNW.





1. Sidney: A homossexualidade era crime na Austrália até 1984, mas os tempos mudaram. Hoje, uma das maiores paradas gays do mundo acontece anualmente em Sidney.


2. São Francisco: São Francisco, nos EUA, tem uma rica história de emancipação homosexual. No bairro rosa The Castro as bandeiras de arco-íris balançam o ano inteiro propagando o orgulho gay. Quinze por cento dos moradores se dizem homossexuais – a maior percentagem nos Estados Unidos.


3. Berlim: Uma cidade que está em alta entre os homossexuais. Berlim tem inúmeros cafés, clubes e teatros alternativos. Sua atmosfera aberta e criativa a torna muito agradável para gays e lésbicas. O prefeito Klaus Wowereit é homossexual. Certa vez ele disse: “Ich bin schwul - und das ist auch gut so” (Sou gay – e isso é bom).


4. Nova York: Sexualidade não é um problema em Nova York, diz o jornal britânico The Independent. A Grande Maçã é um lugar onde gays e lésbicas de todas as idades podem se integrar na vida empresarial e política. Sua sexualidade é a última coisa na qual alguém irá reparar”.


5. Paris: Principalmente o distrito Le Marais te uma agitada vida gay em cafés, cabarés e clubes noturnos. O bairro tem uma rica cena gay ao redor das ruas Sainte-Croix de la Bretonnerie e Vieille du Temple. Ali fica também o maior clube gay da Europa, o Le Dépôt.


6. Mykonos: A ilha grega no Mar Egeu, com suas praias de nudismo, é desde os anos 60 famosa por sua abertura a homossexuais – homens e mulheres – e sua exuberante vida noturna. “Todas as acomodações são ‘gay friendly’ porque se os gays não vêm, Mykonos fica vazia”, afirma uma agência de viagens.Places to be: a praça Agias Kiriakis, que tem bares suficientes para uma boa noitada. A maior praia gay é a Super Paradise.


7. Amsterdã: A clássica ‘Capital Gay do Mundo’. Mas os homossexuais dizem que o clima na capital holandesa piorou muito nos últimos anos. Três quartos deles acham que a cidade não faz mais jus ao título de capital gay. Mas a cidade ainda tem o monumento homossexual, que o partido político D66 quer transformar em patrimônio europeu. O primeiro casamento homossexual aconteceu e Amsterdã no dia 1 de abril de 2001.Places to be: os bares ao longo do rio Amstel e Zeedijk. O café Saarein é o mais antigo ponto de encontro de lésbicas de Amsterdã.


8. Tel Aviv: Muitos israelenses são abertos em relação a homossexuais, embora o casamento gay não seja permitido por motivos religiosos. Tel Aviv já era conhecida por sua vibrante vida noturna, mas isso se intensificou ainda mais desde que a indústria do turismo descobriu os homossexuais como público alvo. Muito está sendo feito para que praias e clubes noturnos sejam cada vez mais abertos a homossexuais.Places to beCarpe Diem  (dresscode: camiseta preta e justa) e a praia Atzmaut.


9. Barcelona: A abertura para homossexuais na cidade já data do tempo da ditadura de Franco. A homossexualidade era oficialmente ilegal, mas na capital catalã os homossexuais eram aceitos. Atualmente, homossexuais podem se casar na Espanha. O bairro gay de Barcelona se chama L'Eixample, popularmente conhecido como: Gayxample.Places to be: Club Arena e a popular praia gay Sitges, que fica bem pertinho.


10. Cidade do Cabo: A cidade sul-africana é considerada uma das mais abetas a homossexuais no Hemisfério Sul. Waterkant Village é a ‘gay village'. A praia Clifton 3 também é bastante popular. O ponto alto do ano é o Mother City Queer Project, em dezembro: uma grande festa a fantasia gay.Place to beBronx, no Waterkant. Um instituto entre homossexuais e simpatizantes na Cidade do Cabo, o Bronx não tem hora pra fechar.

Um comentário:

  1. amigos eu sou brasileiro gay e moro na italia ja da 20 anos,gostaria de saber se por um acaso voces mi sabem dizer se na cidade de cabo verde,colonia de portugal.gostaria de saber se la tem vida gay ativa ou nao?

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...