07 dezembro 2011

Quando realmente se pode chamar de bullying?

bullying
Ontem estive na assembléia legislativa de Santa Catarina assistindo uma palestra sobre o enfrentamento do Bullying, e achei muito interessante, principalmente pela confusão que muitos fazem achando que tudo é bullying. Por isso resolvi criar um post falando sobre esse assunto, e começo listando algumas curiosidades apontadas pela palestrante Cléo Fante, que é pesquisadora e escritoras de diversos livros sobre o assunto:
Quando pode ser considerado Bullying:
1- Quando se tem a intencionalidade de causar danos, morais, psicológicos ou físicos;
2- Quando se tem a persistência e continuidade das agressões ao mesmo alvo;
3- Ausência de motivos que justifiquem os ataques;
4- Bullying não é uma ação pontual, são ações continuadas;
5- É principalmente uma violência simbólica, mas que causa os mesmos ou mais prejuízos para o indivíduo quanto uma violência física;
6- Bullying é um conceito que se aplica apenas a crianças e adolescentes, no caso de adultos não é bullying, mas assédio moral.
Dentre o exposto, ao contrário da maioria dos meus colegas que afirma que sofreram bullying na infância, eu posso afirmar que não sofri, além disto o que mais me chamou a atenção é saber que o termo bullying não se aplica a adultos, pois o que mais ouço são adultos (principalmente homossexuais) falando que estão sofrendo de bullying no trabalho ou em qualquer outro lugar, e isso segundo a autora seria assédio moral.
Outro ponto discutido estava ligado com os programas humorísticos que são potencializadores de diversos preconceitos que aumentam tanto o assédio moral quanto o bullying, e nesse sentido devemos ressaltar a diferença entre o bom humor e a ofensa. Eu mesmo dou muita rizada com piadas sobre homossexuais, até por que eu dou rizada de piada de loiras, de gaúchos, então não tem por que eu rir dos outros e me ofender com piadas sobre a minha condição. Não gosto muito dessa onda do politicamente correto, mas tudo tem um limite e o humor não pode ser grosseiro e ofensivo.

10 comentários:

  1. Legal, não saiba que bullying não se aplicava a adultos, e realmente ocorreu uma banalização do bullying

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm,tb nao sabia sobre caso de adultos.Parabéns pleo post!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a seguir o teu blog, que me parece bem interessante.
    Para já gostei deste texto, bastante completo sobre o bullyng.

    ResponderExcluir
  4. Este ano assisti umas duas ou três palestras sobre o assunto! e realmente é um assunto complicado! acredito que eu nunca sofri com o bullying, por que nuca fui do tipo que ligava muito para brincadeiras de mau gosto,"apelidinhos" e rótulos. não sabia sobre o caso de adultos meu querido! parabéns pelo post super completo!

    amei o post!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Bem legal o texto, informa bastante

    ResponderExcluir
  6. eu sofria bullying, fato!
    em casa, de meusn irmãos e pais, principalmente.

    ResponderExcluir
  7. Bom... cof, cof... eu sou "das antigas" e pra mim Bullying se resolve com menos papo e mais dedo no olho ou joelhada no saco de quem pratica! E tenho dito. Hahahahahaha! Bjz!

    ResponderExcluir
  8. Junto aqui a sua frase final "Não gosto muito dessa onda do politicamente correto, mas tudo tem um limite e o humor não pode ser grosseiro e ofensivo" com o coment do Fred ... é por aí mesmo ...

    bjão

    ResponderExcluir
  9. concordo com o Fred heehhehhhe

    ResponderExcluir
  10. E junto com a "onda do politicamente correto" (tem ouvido esse termo direto sempre acompanhado pela palavra onda antes e sempre com tom de crítica) agora temos uma onda reacionária, a do "politicamente incorreto", principalmente no humor vide Rafinha Bastos e Danilo Gentilli (que tem até um stand-up com esse nome).

    Acontece que o primeiro embora muitas vezes cause preguiça visa o respeito a todas as pessoas, já o segundo só contribui para incitar o ódio.Entre um e outro pra mim fica claro que o primeiro é melhor opção.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...