14 dezembro 2011

Ser ou não ser politicamente correto?

boca
Tenho ouvido muitas pessoas reclamarem do politicamente correto. Eu não gosto muito dessa onda de tudo ser politicamento correto,  acho chato a perda de espontaneidade por tentarmos sempre nos policiar para não dizer algo que não se enquadre dentro do politicamente viável. Por outro lado, não gosto de coisas extremistas, radicais, porque não acredito que as coisas sejam absolutas – acredito, sim, em diversas formas de percepção de um único objeto. E talvez por não me dar bem com radicalismo, entendo alguns valores do politicamente correto.
Os que falam que acham uma besteira ter que falar afro-descendente ou não poder fazer piadas com homossexuais, muito provavelmente nunca estiveram no time da minoria. Eu adoro humor, principalmente se for inteligente, mas acho que deve ser muito chato ser sempre o motivo da piada – por que, por exemplo, gays são sempre motivo de chacota nas piadas? Por que ninguém faz piada de heterossexual? Por que ninguém faz piada de branco? De gente magra? A grande genialidade do humor está em rir do outro mas saber que, momentos depois, vai ser a vez dos outros rirem de você, como acontece com as piadas de times de futebol, por exemplo. Agora, nesses casos, os homossexuais sempre têm que aturar as mesmas piadas e fingir que está tudo bem (as vezes está tudo bem, mas nem sempre!!). Se reclamamos, somos vistos como chatos, como intolerantes, como mal-humorados. 
Por isso, acho que o politicamente correto tem que existir sim (com moderação), enquanto as pessoas não tiverem o bom senso de se colocar no seu lugar e respeitar a trajetória do outro. Quem faz piada com a intenção de ofender deliberadamente qualquer minoria – mulheres, gays, deficientes, travestis, etc. Deve ser punido.     


14 comentários:

  1. concordo com vc e obrigado pelo comment!

    ResponderExcluir
  2. Concordo... E toda a minha Infancia eu sempre me perguntava porque os Gays eram sempre motivo de Chacota nas Piadas!

    ResponderExcluir
  3. não tenho o menor saco para o tal de politicamente correto ... hoje tudo passa por isto ... uma hipocrisia só ... tudo ofende todo mundo ... q saco ... parece q todos estão com síndrome de mal amados ... um horror ...

    ps: claro q para tudo tem limites né? e isto passa pela intensão ...

    ResponderExcluir
  4. Acredito que deve existir moderação para tudo, principalmente no humor que pode ofender.

    ResponderExcluir
  5. É que o "Politicamente Correto" também tem um lado negro da força... tb é dissimulado, tb fere, mas principalmente se omite. Eu acho que precisa moderação e não deixo de registrar que desconfio de quem faz questão de parecer "politicamente correto" demais... Hugz!

    ResponderExcluir
  6. Com uma boa dose de tolerância e respeito tudo vale

    ResponderExcluir
  7. Realmente há piadas que detonam, pegam pesado...
    Gays na mídia, para fazer o povo rir, sao sempre vulgares e pejorativos...
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. E muito sexo no luxo também, nzé? Hahahaha!

    ResponderExcluir
  9. Não gosto dessa onda de tudo ser controlado, as pessoas perderam a noção do que se pode ser dito, o que por consequência fez surgir esse politicamente correto

    ResponderExcluir
  10. o preconceito passa de geração em geração através de piadas. isso precisa ter um fim e as pessoas precisam começar a ver os gays como algo tão natural quanto as outras minorias.

    ResponderExcluir
  11. "Só repetindo meu último comment que vem a calhar nesse post tb..."

    E junto com a "onda do politicamente correto" (tem ouvido esse termo direto sempre acompanhado pela palavra onda antes e sempre com tom de crítica) agora temos uma onda reacionária, a do "politicamente incorreto", principalmente no humor vide Rafinha Bastos e Danilo Gentilli (que tem até um stand-up com esse nome).

    Acontece que o primeiro embora muitas vezes cause preguiça visa o respeito a todas as pessoas, já o segundo só contribui para incitar o ódio.Entre um e outro pra mim fica claro que o primeiro é melhor opção.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...