24 janeiro 2012

Crítica ao blog Muque de Peão: a falta de compreensão social

Vou fazer hoje uma coisa que não gosto muito, que é falar publicamente não apenas mal de um blog, mas pedir para que os meus caros leitores não percam o seu tempo lendo esse blog. Refiro-me ao blog Muque de Peão, mais especificamente esse post Aqui que me causou revolta e que aborda os conflitos no pinheirinho. 
Primeiro gostaria de analisar o seguinte comentário que o autor do texto fala: "Se você não for comunista até os 20 anos é sinal que não tem coração. Se for comunista depois dos 30 é sinal que não tem cérebro".  Não sei que pessoa desprovida de ideologia disse isso, mas sei que muitos mandantes desses atos violentos e repressores seguem essa filosofia ai, vide o passado de Serra e seus amiguinhos tucanos que no passado seguiram e pregaram a resistência diante da repressão da ditadura, e que agora esquecem seus sonhos e ideologias em nome de dinheiro e poder! Bem louvável mesmo essa filosofia hein! Palavras de nossa colunista Gabi que assim como eu está revoltada com tamanha falta de compreensão social.
Alguém avisa esse esse individuo que proferiu ridículas palavras, que pobreza não é questão de policia, mas sim uma questão social que precisa urgentemente de uma solução. Avisa também que se os policiais estivessem fazendo um bom trabalho, estariam nas ruas combatendo a homofobia e não espancando pais de famílias que ocuparam esse território por pura falta de opção, já que não temos uma reforma agrária e nem uma reformulação do espaço urbano. Para quem deseja entender melhor sobre o assunto pode dar uma olhada nessa matéria do Yahoo.
Gostaria de terminar esse post falando de algo que eu sempre falo, da importância da educação. Nem todos tem as mesmas condições ou oportunidades de acesso a educação, o que por conseguinte gera tremendas desigualdades sociais. Não é por oportunismo ou por acaso que ocorrem essas invasões de espaços territoriais, mas sim por falta de oportunidades,  pelo descaso dos governos e pela ganância de alguns poucos que provocam a pobreza de muitos. 

30 comentários:

  1. Ai!
    TENSO!
    Eu acho que cada um sabe a briga que vai comprar e ninguém tem nada com isso. Na minha vida eu tento assimilar que cada pessoa é um individuo livre e pensante... justo por isso natural que cada um tenha as suas verdades!
    Hugzão, amigo!

    ResponderExcluir
  2. Num país em que se combate a pobreza com forças policiais e a riqueza corrupta com elogios há uma verdadeira contradição não é mesmo? Quem parece não ter cérebro é esse blogueiro preconceituoso que invadido pela ideologia do progresso justifica a ação policial e o direito a propriedade ao bandido Nahas.

    ResponderExcluir
  3. Fred eu não concordo com você, claro que somos todos livres para pensarmos o que quisermos, por isso mesmo dessa minha crítica. O que não podemos é ver uma tamanha idiotice, pelo menos do meu ponto de vista ideológico e ficar de boca calada. E quando se trata de um problema social eu acho que deve-se trazer isso para o debate, eu sei que muitos vão discordar de mim e concordar com o blogueiro que eu critico, mas justamente por sermos livres que temos diferentes opiniões e que merecem ser expostas!!!
    E nem tudo que uma pessoa pensa é algo que deve ser respeitado, se fosse assim eu respeitaria o Bolsonaro eheheheh

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal essa sua crítica e concordo com você, com certeza esse blogueiro teve ou tem uma vida econmica favorecida, por que ele compartilha de uma visão burguesa e com certeza deve acrditar que pobreza se combate com violência e empurrando essas pessoas em baixo dos tapetes, afinal copa do mundo chegando temos que esconder as nossas favelas e passarmos a falsa imagem de um pais perfeito sem probelmas sociais, não é por menos todas as "pacificações" no Rio

    ResponderExcluir
  5. Querido Fred, li seu post e do Muque de Peão. Bem, creio que a mídia tem um grande poder de formar opiniões descabidas e desprovidas de qualquer tipo de crítica, seja ela social, cultural ou econômica, simplesmente se repete o que se escuta nos telejornais, sem ao menos PENSAR sobre o que se está falando.Acho que as "opiniões" do "Muque de Peão" são baseada nesse tipo de (des) informação. Começando por uma das primeira frases do individuo em que ele diz que o governo Lula propiciou a "invasão" de propriedade, é extremamente ridículo proferir uma coisa dessas como tb falta um pouco de conhecimento sobre o Governo Lula. Não concordo com o termo invasão, mas acho mais interessante o termo OCUPAÇÃO. Quando se tem onde durmir e o que comer, a luta dos demais parece injusta, mas é justamente ai que mora o perigo, as pessoas estão lutando, uma luta digna por MORADIA, não estamos aqui reivindicando BOBAGENs e sim ONDE MORAR, que segundo nossa constituição é um DIREITO GARANTIDO.
    E sobre a propriedade privada, na minha opinião, talvez seja exatamente ai que mora o GRANDE problema e é o foco das grandes injustiças sociais, mas como é de se perceber O MUQUE , é um defensor das idéias LIBERAIS, digo mais, NEO LIBERAIS.
    A pobreza não é problema, a luta por direitos não é problema, o GRANDE PROBLEMA é falta de distribuição de renda JUSTA, e de que o estado garanta uma vida digna ao cidadão, que AS OPORTUNIDADES sejam igualitárias para TODOS. Enfim, em vez de julgarmos a luta dos outros seria mais útil e digno que tirássemos nossa bunda do sofá e contribuímos para um país melhor, um mundo melhor. É muito fácil criticar os outros que lutam, que apenas querem viver em melhor com suas famílias, quando a nossa única preocupação é se temos o celular da moda, o computador mais foda do mercado, o carro mais bacana, a roupinha que é o TOP.
    Acho que a melhor coisa a se refletir é vamos parar de ver tanta TV, de ler revistinhas bestas, e pensar criticamente sobre nossa sociedade, sem julgamentos, a compreensão é o caminho e o respeito pelo próximo. È isso, espero ter contribuído para discussão. beijos=)

    ResponderExcluir
  6. Só posso dizer que a Informações pode ser tão perigosa quanto de extrema importância. Mas um meio, não faz mal a ninguém. Há pessoas que têm essa força, de nos deixar intrigados, revoltados!

    ResponderExcluir
  7. Olha Paulo concordo com vc quando tu diz que as informações podem ser perigosas ou de extrema importância, mas isso dependendo de onde vem essas informações, pois se elas partem da mídia corporativista burgues devemos tomar um cuidado. Agora quado vc fala que um meio não faz mal a ninguém, se vc se refere a um meio midiático eu tenho que descordar, por que eles podem e fazem mal sim, os meios de comunicação tem o poder de manipular pessoas desinformadas e com um baixo nível de instrução escolar que se tornam meros receptáculos e não indivíduos pensantes, é só olharmos para esse blog o Muque de Peão, que não passa de um mero receptor de notícias e não tem a capacidade crítica de analisar o que lhe é informado.
    Mas muito obrigado pela sua participação e opinião, esse debate se faz muito importante:)

    ResponderExcluir
  8. É o amiguinho ai do blog é todo nervosinho, respondeu nossos comentários alegando ser de lá, e que nós não sabemos nada! Tadinho mal ve ele, que está ao lado do conflito, mas que provável ta sentadinho na sua cadeira estofada, lendo veja, folha de são paulo, vendo jornal nacional! Tenho lido posts e experiências de pessoas que realmente tem crítica e visão social das coisas e que estiveram na comunidade pinheirinho! A falta de atenção para os pobres, a desinstrução (falta de escolas), a falta de condições básicas de moraria tudo isso se repete nessa comunidade como em tantas espalhas pelo Brasil! O pior de tudo é que o senhor maduro ai *que segundo ele tem cérebro né, acusa o Lula de incentivar as invasões e tudo mais, acorda pra vida meu filho, no mandato dele e agora da Dilma assistimos desocupações e repressões do gênero! Ai santa ignorância

    ResponderExcluir
  9. Frederico e Falando com Gabi:
    Eu moro na região sul de São José dos Campos e sou parte do problema - não estou falando de camarote.
    Respondendo sua pergunta: o idiota que disse aquela frase foi o Winston Churchill.
    Sempre gostei de seu blog e de conhecer suas opiniões - eu jamais as ridicularizaria. Discutir é sempre sadio quando a discussão mantém o nível da civilidade. Nunca abra mão de suas convicções. Lute sempre pelo que acredita.
    E tenha em mente que opiniões, inclusive as minhas, não são verdades universais.
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  10. Olha Luciano, peço desculpas por no calor do debate ter te chamado de idiota. Mas gostaria de deixar claro que não ridicularizei sua opinião, apenas apresentei uma outra versão, e eu concordo que devemos lutar sempre por aquilo que acreditamos, mas acontece que as vezes podemos mudar de opinião, perceber que as nossas ideologias podem estar equivocadas.
    Concordo mais ainda que as suas assim como as minhas opiniões não são verdades universais, mas que podem e devem ser contestadas, afinal do que vale um ser pensante se ele não é questionado e criticado para refletir e amadurecer as suas opiniões.

    ResponderExcluir
  11. concordo com tudo que vc disse
    e parabéns pela coragem de falar
    este espaço deve ser aberto para que SIM critiquemos uns aos outros pq sem critica não crescemos...

    ResponderExcluir
  12. Li todos os posts acima e até agora estou me perguntando se todos aqui sabem o verdadeiro significado de "direito à propriedade". O fato de o dono da área ser um pulha não dá o direito de invadirmos a sua propriedade. Se esse fosse um direito legítimo, deveríamos ocupar todas as dependencias do governo, haja vista que ainda não houve outro ente que tenha roubado, usurpado, enganado e lesado o povo como o Governo do Brasil, seja qual for o seu titular. Deveríamos invadir o Congresso Nacional, o Itamarati, a Granja do Torto, o Palácio da Dinda, do Catete, dos Bandeirantes e todos os outros.
    Há que se pensar que a propriedade, como bem disse o Luciano, pertence à massa falida e da sua venda serao pagos direitos trabalhistas, fornecedores, governo e quem mais estiver na lista de ordem de prioridades.
    Não entendo essa balburdia toda. Houve a violação de um direito e, esgotadas todas as alternativas legais, parte-se para o uso do poder coercitivo do Estado, garantido pela nossa Constituição.
    Que o povo tenha direito constitucional à moradia e à infraestrutura eu concordo. Que é dever constitucional proporcionar essas garantias ao povo, concordo. Mas isso não dá ao povo o direito de invadir, destruir, agredir.
    Vamos usar o nosso poder maior, que é o voto, para mudar essa realidade.
    Agora, vender o voto por uma bolsa familia ou cesta básica nos torna impotentes na hora de exigir nossos direitos.
    Pensem nisso!

    ResponderExcluir
  13. Um ultimo comentário: que coisa mais deselegante do mundo pedir aos leitores que não acessem o MUQUE... aprendi tanto com aquele blog, ele contribuiu tanto para o meu crescimento que ler esse pedido me causou náuseas...
    Ficou feio... e o Luciano, como sempre, foi absolutamente divino em sua resposta...
    essa é a primeira vez que entro neste blog. E, definitivamente será a ultima...

    ResponderExcluir
  14. Bom, gostei do seu blog, algumas postagens anteriores e metade da maneira que pensa, também.
    As pessoas são livres pra pensarem e fazerem o que quiserem, menos quando isso afeta o outro. De qualquer forma, não irei me meter e espero outra postagem, até a próxima.

    @hellswetri
    Boa Tarde!

    ResponderExcluir
  15. Há uma diferença enorme entre dar opinião política ou social e dizer disparates que não merecem sequer ser comentados.
    Não conheço esse blogue mas um comentário desses não merece sequer que eu perca o meu tempo a seguir o linque pata ler na fonte ;)
    abc

    ResponderExcluir
  16. Querido Marcos eu conheço muito bem o significado de propriedade privada, alias gostaria de informar que tanto eu Frederico quanto Gabi somos historiadores, não meros amadores tentando discutir algo. É descabível esse seu exemplo de ocuparmos o congresso ou tantos outros órgãos públicos, agora ocupar uma propriedade privada que foi adquirida de forma ilegal e suspeita deve-se SIM. Massa falida??? só para os trabalhadores e operários mesmo por que os donos da empresa devem estar aproveitando os seus dolares em paraísos fiscais... E vc fala em violação de um direito certo? e eu te pergunto onde está o direito a moradia, a educação, saneamento básico, trabalho entre tantos outros desses indivíduos que ocuparam esse território?? e quando vc fala em invadir e agredir não se refira a povo, por que vc assim como eu também é povo, não generalize, alguns indivíduos podem ter provocado vandalismo, mas em sua grande maioria falamos em pais de família querendo dar uma vida melhor e digna aos seus filhos.
    UMa última coisa o meu blog não tem a intenção de ensinar, apenas compartilha as minhas opiniões, as quais os leitores tem o direito de concordar e também discordar desde que seja com um bom argumento. SE você realmente quer aprender alguma coisa te sugiro uma leitura de um bom livro, cultura sempre enriquece o ser humano!!!

    ResponderExcluir
  17. Quanto a você Hells é uma pena que tenha conhecido o meu blog hj em um dia tão polêmico, mas isso não acontece muito. Agora quando tu fala que as pessoas são livres para falarem o que quiserem eu concordo, mas não podem dizer o que quiser sem pensar nas consequências e nas possíveis críticas, assim como eu critiquei um blog eu também fui criticado, por isso que eu acho a internet uma meio democrático, onde todos podem expor a suas opiniões, claro que as vezes no calor do debate acabamos ofendendo algumas pessoas, por isso cabe a humildade de as vezes nos retratarmos...
    Abraços e bem vinda ao meu blog!!!

    ResponderExcluir
  18. Bom eu leio o Muque e comecei a ler seu blog recentemente. Você é historiador, então entrando no esteriótipo, você segue uma linha marxista/revolucionária/vamos invadir da vida. Por outro lado o Luciano pelo que escreve, viaja, etc. tem pinta de burguês estereotipicamente falando. Então vcs dois já começam puxando a sardinha para um lado. Mas como ele disse que mora onde ocorre o problema, vamos dar um voto de confiança. E do mesmo jeito que as revistas que vc supõe que ele lê levam a desinformação, as suas também podem levar. Por fim acho que a polícia está sendo usada mais para coisas desnecessárias do que para necessárias, exemplo: investigaram muito sobre a falsa grávida para provar que não estava grávida ao invés de ser usada para investigar assassinatos.
    PS: estou comentando meu ponto de vista sobre os dois (ou o que parecem ser/seguir), não sabia sobre esse conflito, fiquei sabendo pelo blog do Muque, vim ao seu saber uma opinião contrária e agora tbm não sei ainda minha opinião.

    ResponderExcluir
  19. Respondendo por meu colega, e por mim, pois seguimos a mesma linha de pensamento e de influência histórica! Não somos marxistas/revolucionários ou algo do gênero, seguimos a linha cultural dentro das divisões da história. Por outro lado somos críticos sim, e temos uma preocupação social muito grande, porque além de tudo somos educadores, e se preocupar com o mundo e com a sociedade em que vivemos é fundamental pra gente procurar ajudar e politizar nossos alunos. Não existem verdades universais mesmo, mas existem injustiças históricas permanentes e faltas de oportunidade, eu não sofro com falta de moradia, de saúde e de educação, mas sei que a maioria da população sofre com isso, não consigo me sentir em paz e de olhos fechados pra essas coisas! E sim a polícia na maior parte dos casos é utilizada simplesmente para a repressão e para os mandos e desmandos dos poderosos, vide o filme tropa de elite II que mostra bem como funciona a máfia comandada por políticos e empresários dentro do sistema policial!

    ResponderExcluir
  20. Faço das palavras acima de Gabi as minhas palavras!!! Deixando bem claro que não é por que não temos uma visão burguesa que somos marxistas, muito pelo contrário minha linha teórica de pesquisas é baseada nas culturas políticas.

    ResponderExcluir
  21. Oi Frederico, tudo bem?
    Menino, é revoltante isso, pessoas com esse tipo de pensamento tão minúsculo assim.
    E educação ñ tem nada a ver com classe social, pois muitas pessoas pobres mesmo, q ñ tiveram oportunidade de estudar nem nada, são bem mais educadas que algumas pessoas que possuem uma condição financeira melhor, que tiveram oportunidades na vida. Pessoas como esse ser q escreveu esse texto, é digna de pena, é um ser despresível.
    Um bjo querido

    ResponderExcluir
  22. Ichi, mexeu no vespeiro. Rs

    Mas enfim, a probreza existe e é um problema. Porém, devo ser imparcial, já que "invasão de propriedade" não é uma coisa legal. Até pq você a gente não sabe a propriedade de quem tão invadindo. Vai que é de um pobre que investiu seu único dinheiro num lote. E sejamos honestos, tem um monte de gente (que eu conheço e ouvi falar) que invadiu, conseguiu a posse - pra logo depois vender, torrar o dinheiro sei lá no que e procurar outro lugar pra invadir. Nosso governo precisa é aumentar aquelas casas populares, onde a pessoa PAGA com o suor do próprio esforço. Desse jeito, não dá... Não aguento mais pagar bolsa família pros outros fazerem mais filho! Mais voto fácil! Ciclo vicioso, viu.

    ResponderExcluir
  23. Olha Homotoon, eu só posso discordar de vc, pq quando vc fala que as pessoas devem conquistar os seus bens através de um trabalho eu te pergunto e tem trabalho para todo mundo?? um trabalho digno que tenha uma renda que posso sustentar uma família?? Já te respondo que não!!! Existe oportunidades de estudo para todos?? não existe, então como podemos julgar pessoas desprivilegiadas que invadiram um terreno de uma empresa capitalista e exploradora, não foi um terreno qualquer, e que não tinham para onde ir, claro que existem alguns vândalos no meio, mas a grande maioria se trata de pais de família.
    Vou te falar a mesma coisa que falei para os meus alunos no estágio, vc acha melhor uma criança de 5 anos de idade ser explorada em um canavial de cana ou que ela receba uma ajuda financeira da bolsa família? Se quiser conhecer essa dura realidade assista ao documentário sonhos de crianças do Fernando Novaes.

    ResponderExcluir
  24. Li lá no outro blog que comunista não tem cérebro. Confirmei aqui que além de cérebro não tem educação. Vocês se dizem historiadores e educadores e, no entanto, escrevem um português pobre e com erros, e ainda se escondem atrás de pseudônimos. Como alguém pode acreditar em vocês assim?
    Para mim vocês não passam de universitários pós-adolescentes recém saídos dos cueiros que perdem o equilíbrio fácil quando são contrariados. Digam lá seus nomes e idades e provem que estou errada.

    Maria Cecília Lustosa. 42 anos. Professora de História. Pouso Alegre, MG.

    ResponderExcluir
  25. Tantou eu quanto a Gabi temos 22 anos, somos mestrandos e não somos comunistas. Alias, temos excelentes currículos o que prova Maria Cecília que os seus 42 anos não te fazem melhor que a gente, só te torna mais velha!!!
    E se você não possui uma crítica consistente ao meu post o assunto termina por aqui...

    ResponderExcluir
  26. Virge!
    Que bafão!

    E relaxa, pois sou casado mas não sou ciumento... hehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  27. Barbaridade, uma historiadora ai que se diz madura o bastante para ter cérebro e ser pensante, mas que não usou em seu comentário nada construtivo, apenas ofensas, além de tudo nem o ponto de vista a respeito das ações do Pinheirinho (que é o tema em foco aqui, afinal ninguém tá aqui pra ficar proferindo ofensas ou algo do gênero) apareceu em seus comentários. É o mesmo anônimo que postou comentário um pouco mais acima alegando que eu e meu colega somos marxistas e outras "cositas" mas??? É eu tive muitos professores de história como você em meu ensino médio e fundamental: ULTRAPASSADA! essa é a palavra, e sem capacidade alguma de crítica social! Ainda bem que nossa geração está um pouco mais consciente!

    ResponderExcluir
  28. Eu diariamente passo por locais onde as pessoas conquistam seus bens por outros "meios" me sinto um pouco desconfortável mais entendo por que sei que estas pessoas não tiveram muitas escolhas e a situação na qual elas passam é a única alternativa para a sobrevivência. fico irritado com o pensamento atrasado de algumas pessoas! e espero que esta situação no Pinheirinho seja resolvida com um acordo bom para ambos os lados!

    http://wwwmaismoda.blogspot.com/

    beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  29. Não, a professora de história não é a mesma pessoa anônima que chamou vocês de marxista, pois o anônimo sou eu. E também não chamei vocês de marxistas, mas que esteriótipicamente professores de história e alunos de história nos evocam esta visão. Bom não vou para de ler o Muque, nem vocês. Eu tive um professor na faculdade que compra briga fácil como vocês e as vezes ofendem sem necessidade, não entrem nessa, ainda são novos.

    ResponderExcluir
  30. Sou leitor do Muque de Peão há um bom tempo e não concordo com aquela citação dele. Porém, é a opinião dele afinal, estamos numa democracia. Este meu comentário já está velho na questão do Pinheirinho (aliás, o que deu que a mídia nem tocou mais no assunto?), mas acredito que eu e você tenhamos uma opinião parecida sobre o assunto. Mas devo dizer que não achei legal a sua propaganda negativa ao blog dele aconselhando que não o leiam. Há opiniões que consideramos absurdas mas até mesmo isto faz parte da democracia, não concorda?

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...