01 novembro 2010

PRA PENSAR...Surge um personagem gay de Maurício de Sousa.

Obs: matéria copiada do blog: http://abafaobabado.blogspot.com
 
O cartunista Maurício de Sousa, prestes a completar 75 anos, vem conquistando gerações com suas publicações como a Turma da Mônica.Sempre se preocupando em humanizar seus personagens (afinal, busca em geral inspirações em pessoas que convive ou conviveu, e muitos deles, seus próprios filhos), e sempre se preocupou em alinhar seus quadrinhos com a atualidade.
A linguagem de seus personagens veio se modernizando.Surgiram personagens em temáticas que abrangem temas como racismo, deficiência física, filhos de pais separados, entre outros...
Sempre com a preocupação de ser inclusivo.Com sensibilidade de quem respeita o ser humano e a família.
E aí, nos perguntamos...se surgiram personagens com temas variados e até polêmicos, por quê não um personagem gay?
Bom, a resposta, óbvia: não é um tema que possa ser discutido com tanta facilidade entre adultos, o que dirá para crianças.
Aí, surgiram as revistas para um público mais velho.A Turma da Mônica Jovem e a revista da Tina.
                                                        Seria a hora de tocar neste assunto?
Na edição nº6 da revista Tina (Panini Comics),apenas sugere uma relação homossexual, de um amigo da Tina.Gera uma situação de ciúme, e se alivia com um esclarecimento sutil, que fica nas entrelinhas, em que Caio, o personagem da historinha "O triângulo da confusão", seja gay, e por isso, não estaria tentando conquistar a Tina.
Mauricio recebeu diversas críticas por isso.Principalmente por uma advogada,  Dra. Ellen Ritta Honorato, em um texto muito maior, mas se resume assim:
   "(...)Entenda,Sr. Mauricio, não estou sendo discriminativa, tenho amigos gays. Somente penso que a infância deve ser poupada do que é ERRADO, é na infância que aprendemos os conceitos do que é certo e do que é errado.(...)Em poucas palavras: “Não tenho nada contra gays, mas isso é errado(...)".
  Coitados dos amigos dessa doutora.
  Em resposta:
“A revista Tina é uma nova publicação dirigida a um público adulto jovem. Não tem nada a ver com a Turma da Mônica ou o público infantil ou infanto-juvenil (Turma da Mônica Jovem). E a história que está provocando celeuma deve ser lida e interpretada pelo leitor. Lida a história, feita a interpretação, daí sim, comentários e criticas poderiam ajudar para falarmos a língua de uma sociedade esclarecida. Lembrando que publicações dirigidas a faixas de idade diferenciadas podem e devem tratar qualquer assunto de maneira adequada ao seu leitor. Na TV, no cinema, nas revistas das bancas, há a separação por faixa de idade. Por que não haveria na nossa vasta galeria de publicações? Mas uma coisa vai se manter em TODAS as nossas produções: o respeito pelo ser humano. Pela pessoa. E a elegância no trato de qualquer tema.”
 Maurício de Sousa e sua produção estão de parabéns por sua demonstração de respeito, não só pelos gays, mas pelo ser humano e pelas minorias.E, dizem, que Caio promete mais aparições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...