23 janeiro 2011

Os 10 maiores problemas de saúde enfrentados por gays

As dez coisas que o gay deve se lembrar de perguntar quando for ao médico, de acordo com o GLMA (GAY AND LESBIAN MEDICAL ASSOCIATION)

 
De acordo com os levantamentos médicos, os gays procuram mais os serviços médicos do que as lésbicas, mas menos do que a população heterossexual, o que parece estar relacionado com vergonha ou medo de ser discriminado por um profissional.
Mas isso não é verdade, os médicos são treinados para responder quaisquer questões, especialmente depois da necessidade de se ter médicos para o tratamento da AIDS e das DSTs entre homens homossexuais O ideal é que se tenha um médico de confiança que possa ser acessível todas as vezes que for necessário, e que poderá indicar especialistas quando necessário.
Os serviços de apoio para a comunidade gay, os serviços médicos de universidades, os postos de saúde podem ser muito úteis para se auxiliar a procura de profissionais acessíveis. Caso você se sinta discriminado ou tenha alguma queixa não hesite em procurar o Conselho Regional de Medicina do seu estado, ou o Conselho Federal de Medicina.
1-AIDS e HIV.
Como todo mundo sabe, alguns gays são ainda um grupo com comportamento de risco para se adquirir o HIV em relações sexuais. Claro que isso mudou muito desde o aparecimento da doença. Mas sempre é algo que devemos falar e perguntar para o médico. Aqui tem umas coisas muito importantes!
• Só a camisinha impede a transmissão do vírus, e são baratas ou você pode conseguir gratuitamente em ONGs, Postos de Saúde.
• Os testes para HIV e seu controle podem ser realizados em vários locais, e em qualquer posto de saúde gratuitamente Hoje em dia os tratamentos para controle do vírus são muito eficazes e gratuitos no Brasil, e que quanto mais cedo uma pessoa souber que é portadora do vírus, maior vai ser o sucesso da medicação.

2-Uso de drogas e álcool
O consumo de drogas ilegais entre gays é bem maior do que na população de forma geral. Aqui incluem-se os “poppers”, maconha, Ecstasy e anfetaminas. Todas tem efeitos colaterais sérios e podem levar a dependência, além de ser muito contra indicadas para quem é portador do HIV ou outras doenças, como alterações do fígado, por exemplo. Há relação direta entre o uso de drogas e a infecção por HIV. Os gays perecem apresentar um maior consumo de bebidas alcoólicas e maiores índices de alcoolismo do que heterossexuais. Uma taça de vinho tinto por dia está relacionada como um fator de proteção para doenças cardiovasculares, mas parece que a necessidade de aceitação social, o tipo de vida noturna e o uso das bebidas alcoólicas como forma de se desinibir estão entre os principais fatores de risco para o alcoolismo entre gays.

3 -Depressão/ansiedade.
Os índices de depressão e ansiedade são maiores na população gay do que na população em geral. Isto está associado principalmente a dificuldade muitas vezes de se assumir perante a família e sociedade. Os índices de suicídio entre adolescentes gays é também maior do que em outros adolescentes, pelos mesmos motivos. Por isso se você se sentir deprimido, triste, ansioso, comendo muito, ou muito pouco, tendo problemas com sono, procure um médico ou psicólogo. Os gays apresentam ainda alguns problemas de depressão e ansiedade relacionados com a dificuldade de se manter relacionamentos estáveis, mas cada vez mais há profissionais da área da saúde que podem auxiliar.

4 –Hepatite.
Homens que mantém relações sexuais com homens apresentam um risco bem maior de se infectar pelos vírus da hepatite. Esta infecção pode ser fatal, ou levar a condições como a cirrose ou câncer de fígado. As hepatites A e B já tem vacinas, o que é uma obrigação de todo gay tomar, mas a hepatite C ainda não e a única forma de se evitar qualquer uma delas é a prática de sexo seguro.

5–Doenças Sexualmente Transmissíveis- DSTs
As DSTs são mais frequentes em homens gays, algumas tem tratamento médico (gonorréia, sífilis, clamídia, sarna, chato, etc.) e outras ainda não (hepatites, AIDS, HPV). A única forma efetiva de prevenção é a visita regular ao médico e o uso da camisinha.

6–Câncer de próstata, testículo e cólon( reto/ânus)
Devido as práticas sexuais, ao uso de hormônios anabolizantes , e a falta de exames periódicos os gays podem estar mais sujeitos a contrair estes tipos de câncer do que homens heterossexuais. O meio mais eficaz para se prevenir e identificar precocemente estes cânceres é a visita regular ao médico para realização de exames. Além disso qualquer alteração anal ou sexual e urinária deve ser vista por um médico.

7- Violência doméstica ou nas ruas.
A violência é um dos maiores problemas para os gays, no Brasil, a cada dois dias um homossexual é assassinado. Isso sem falar dos que sofrem violências físicas nas ruas. Temos ainda um problema grande em relação ao desrespeito em escolas, locais de trabalho, família, muitas vezes com discriminação, violência verbal, física ou psicológica. O que é contra a lei, hoje em dia pelas leis brasileiras ninguém pode impedir ou censurar homo ou heterossexuais de exprimir seus sentimentos carícias, e mesmo dar bandeira se quiser em nenhum lugar. As multas são altíssimas, e são facilmente aplicáveis. O que é uma vitória da defesa da cidadania de qualquer indivíduo. E como se não bastasse há o problema da violência doméstica ou entre parceiros. Alguns estudos mostram que a violência entre casais gays é igual a dos casais hétero, com uma incidência maior entre homens. Se alguma destas situações tiver ocorrido a você não hesite, vá a uma delegacia, preste queixa, ou entre em contato com associações como o a Defensoria Homossexual que eles saberão como te auxiliar.

8-Tabagismo
Estudos americanos mostram que homens gays fumam até 50% mais do que heterossexuais. Os principais problemas relacionados com o tabagismo são: câncer de pulmão, doenças cardíacas, aumento da pressão arterial, impotência, entre outras. Nos Estados Unidos e na Europa já há várias campanhas para prevenção para o tabagismo entre gays.

9.Atividades físicas e dietas.
Todo mundo sabe que os gays curtem mais fazer exercícios para Ter um “corpão” do que pela saúde. E isso é meio complicado. Os problemas com a imagem corporal são uns dos mais frequentes entre homossexuais do sexo masculino. A comunidade gay muitas vezes exige que de acordo com sua forma física você decida a que grupo vai pertencer, você fica ai tendo que decidir se quer ser barbie e se matar na academia e de tomar bombas, ou se está cima do peso e é peludo tem que ser urso, ou se é liso, chubby. Ou se não é malhado, nem gordinho, nem forte, não é nada, e ai suas chances de ser feliz diminuem. Em todas as fotos de boates, festas, sempre aparecem os “corpos mais sarados”, e até nos filmes pornográficos, quem é normal não tem vez, ou você faz parte dos musculosos, ou das exceções, como ursos, chubbies, daddies, teens. Claro que é legal ter preferências, mas o problema é prá quem não tem. Ai se vê obrigado a ficar enquadrado. A imagem corporal e a forma física deveriam estar muito mais relacionadas à saúde, do que aos esteriótipos no mundo gay. Mas infelizmente não é bem assim Este excesso de preocupação com a imagem corporal leva os gays a apresentarem grandes índices de desordens alimentares e até desnutrição. As atividades físicas regulares, especialmente as aeróbicas, como corrida e natação, são excelentes fatores de promoção à saúde, mas entre os gays há um consumo muito grande de hormônios esteróides anabolizantes, com intuito de se aumentar a massa muscular, que podem levar a sérios problemas de saúde como cirrose, hepatite, câncer de próstata, fígado e ginecomastia. Por outro lado, há também um grande número de gays sedentários e obesos, que podem levar ao aparecimento de doenças como diabetes , infartos e hipertensão. E depois do coquetel para AIDS , os gays começaram a apresentar a lipodistrofia, que mexe na imagem corporal, e precisa de exercícios para auxiliar no seu controle e prevenção.

10.Papiloma anal e genital e HPV.
De todas as doenças sexualmente transmissíveis que os gays podem adquirir, o vírus do papiloma humano, que causa lesões anais e genitais popularmente conhecidas como “ Crista de Galo” ou condiloma, estão entre as mais incômodas e que precisam de cuidados. O papiloma anal e genital está associado a índices de câncer anal e peniano entre os gays. Atualmente se recomenda que todos os gays sejam submetidos ao exame de Papanicolau anal ( o Papa), que é muito útil para se detectar lesões iniciais e facilmente tratáveis. Um exame chamado de peniscopia também é muito útil e fácil de ser realizado. Ambos os exames são indolores . A única forma de se evitar o papiloma é o uso de preservativo e o índice de contaminação é muito alto. E se não for bem cuidado pode aparecer em outros locais como a boca.

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria! Só não entendi se ela é baseada em dados nacionais ou dos EUA.

    Só uma coisa que eu nunca deixo passar: essa história de que a cada dois dias um homossexual é assassinado é controversa pra caramba. Boa parte é morta por seus parceiros ou por dívida de drogas, e não porque são gays. E, se a gente for ver estatisticamente, heterossexuais são mortos em maior bem número.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ... muita gente precisando destas informações ...

    bjão

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post, a informação é essencial par uma vida saudável. Os exames são nossos aliados, quanto antes detectada uma doença, maior é a chance de um tratamento eficaz e muitas vezes de evitar danos maiores a saúde.

    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. vão se foder quem é gay, porra, porque naum se matam logo de uma vez seus bando de fdp, porra, só fazem peso nesse mundo

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...