22 março 2011

Cicatrizes de acne e suas soluções

 Sempre me perguntam sobre este tema. Temos vários leitores que escaparam da acne, mas não de suas lembranças. Abordo, então, aqui no Para Lady's as possíveis soluções para as temidas cicatrizes.
Tenho várias marcas e cicatrizes de acne. Elas me incomodam muito. O que faço?

1) Antes de tratar dessas sequelas cicatricias (depressões, manchas) na sua pele, você precisa ter estacionado e cuidado da inflamação da acne. Depois de ter feito os devidos tratamentos receitados pelo seu dermatologista, sejam eles tópicos, fotodinâmicos ou orais, é que você deve focar nas conseqüências dessa dermatose (doença de pele).
(Quero dizer que você precisa resolver o problema, para depois solucionar as consequências dele!).


2) Se você ainda não tratou da inflamação, isto é, possui acne ativa, é hora de buscar tratamento. A minha dica é que neste intervalo, você DE MANEIRA ALGUMA TOQUE E CUTUQUE NAS SUAS ESPINHAS, já que pode criar cicatrizes.   Deixa essa tarefa pra sua esteticista na hora da limpeza de pele.

3) Há vários tratamentos bacanas atualmente. A melhor pessoa pra te indicar é aquele que pode ver de perto sua pele, isto é, UM BOM DERMATOLOGISTA. Há várias classificações de cicatrizes (mas não vou comentar aqui, obviamente), e assim será o seu médico que avaliará qual é o grau da sua sequela, e conseguinte te indicará o melhor tratamento. Entretanto, já vou te antecipar aqui as novidades, pra você ter noção do assunto e ficar bem informado.

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS


1) PEELINGS
PEELING QUÍMICO
Eu considero o peeling bacana para as manchas de acne! É óbvio, também, que depende muito do tipo e da concentração de peeling que seu médico aplicará. O lance é que o peeling químico vai “destruir” estruturas da sua pele, e na regeneração virá uma pele mais uniforme.

NOTA: Você já pode ter ouvido sobre o ATA CROSS (ácido tricloroacético), é o nome de um peeling químico. Este é aplicado apenas na lesão, e não em toda a face. Os pontos em que foram aplicados virarão crostas e depois de um pequeno tempo, formará uma casca que cairá. Diferente do peeling médio e profundo, não há necessidade da realização em hospital.

PEELING MECÂNICO (Dermoabrasão e microdermoabrasão)
(Se você tem pele morena, pula para o próximo procedimento. Este procedimento para quem tem maior concentração de melanina não é bacana).
O dermoabrasão é mais forte! Funciona pra cicatrizes mais malvadas e profundas.  Você já viu sua mãe lixando a unha? É a mesma coisa, a diferença é que se lixa a pele facial e com um instrumento médico com motor rotativo, com uma lâmina de diamante, atingindo a epiderme e parte da derme.
# Dói? Sim, e precisa de anestesia.
# A dor vale a pena, porque o resultado de UMA sessão é bacana. Porém, peça indicações de um bom médico para tal procedimento;
# Este tratamento você deve fazer nas férias porque terá que ficar afastado de 3 a 4 semanas. E quando fizê-lo, fuja do sol, como o diabo foge da cruz;

O microdermoabrasão, ou também chamado de peeling de cristal, é muito leve, e como eu já disse na matéria sobre peelings, eu recomendo para quem quer apenas fazer uma manutenção. Não acho interessante para cicatrizes. (Minha opinião, ok?!)

2) PREENCHIMENTO
Pula pro espelho. Olha a sua cicatriz. Agora, puxe a pele. Sua cicatriz some ao puxar? Se sim, este procedimento é uma boa ideia. Se não, pula pro próxima indicação.
Pode ser feito com substâncias que serão reabsorvidas pelo corpo, como o ácido hialurônico ou os definitivos como o dimetilsiloxane ou o metacrilato. Indico a primeira que dura de 6 a 12 meses no corpo, sendo assim mais confiável.
# Nomes comerciais do ácido hialurônico: Perfecta, Revanesse, Restylane, Juvederm, Perlane e outros.
Tenha cuidado na escolha do produto. Exija qualidade ao perguntar qual linha seu dermatologista usa. A linha Revanesse, por exemplo, é segura devido ao seu alto padrão de pureza e menor potencial de ação, além da eficácia dada pela alta concentração de ácido hialurônico (25mg/ml). É desenvolvida pela farmacêutica canadense Prollenium Medical Technologies. Sua comercialização ocorre no Brasil  (pela Aché Laboratórios), e em outros 50 países no mundo. São informações como essa que você deve estar atento no momento da escolha.

Como funciona?
O médico aplica o preenchedor na derme de cada lesão, e assim levanta a cicatriz, deixando a no mesmo nível da pele saudável. A sensação? De que a pele se tornou mais lisa.
#Este procedimento no máximo usa um creme anestésico. Praticamente indolor.
#Toxina botulínica (botox) é diferente de preenchimento. Não confunda!
#Depois de realizado, pode se retornar normalmente para as atividades diárias. Apenas evite fazer limpeza de pele e massagem facial por 24 horas.

3) SUBCISÃO
No teste do espelho citado acima, a cicatriz não sumiu quando fez o esticamento da pele? Então esta é a técnica indicada pra ti.
Este procedimento já é cirúrgico, e não é tão simples. Pode ser que uma sessão não seja o suficiente.
Como funciona ?
Uma agulha especial será aplicada e retirada na lesão num movimento contínuo, e este ato romperá as fibras, impulsionando a formação de um novo tecido. Você ficará com as lesões bem roxeadas, mas em duas semanas somem.
(Se há alguma mulher lendo este post, já deve ter ouvido a indicação dessa técnica para estrias!).

4) ELEVAÇÃO DE CICATRIZES (LEVANTAMENTO COM PUNCH)
Esta técnica é para aquelas cicatrizes ovaladas e profundas mesmo, lembrando as de catapora.  Muitas vezes, depois de se fazer o levantamento, segue-se com um dermoabrasão para dar o toque final e deixar tudo no mesmo nível.
Como funciona?
Utiliza-se aqui um tipo de bisturi redondo, que parece um canudo, denominado de PUNCH (perfurador, em inglês).
O corte é feito em formato de círculo na cicatriz, passando se anestesia sobre o local antecipadamente. Feito o corte, puxa-se a cicatriz, não a rasgando totalmente e a eleva, trazendo a no mesmo nível da pele normal.

5) LASER
São várias informações em relação aos lasers! Daria pra diferenciá-los em relação aos comprimentos das ondas. Considero este procedimento digno de uma matéria exclusiva para eles, porém quero citar aqui, visto que, em geral, considero a melhor técnica.
LASER TRADICIONAL
Eu brinco que este procedimento é tratar a pele com micro explosões controladas. O laser será direcionado para cicatriz, e promoverá o aquecimento das células. Portanto, trata-se de uma agressão que impulsionará a formação de colágeno.
#É um pouco dolorido
#Descama
# Período de afastamento mínimo: 2 semanas
LASER FRACIONADO
Considero este mais moderno, menos agressivo e mais eficiente do que o laser. Enquanto o laser “explode”, esse promove vários tiros certeiros. Assim, as áreas ao redor das lesões/cicatrizes permanecem intactas.
Será também por aquecimento, conseguinte renovará a epiderme e promoverá também a reformação do colágeno.
#Menos dolorido que o laser convencional;
#Há necessidades de mais sessões;
#Período de afastamento em torno de 4 dias;
Acho bacana que depois deste tratamento, dá pra se barbear tranquilamente.

 E é isso, pele sem acne, fica a dica ;)

5 comentários:

  1. Super relevante sua postagem ... penei com isto mas no meu tempo não haviam ainda tais recursos ... vale a pena mesmo se cuidar ...

    parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  2. óótima dica! x)
    E o post sobre o Glee, o nome do personagem é Blane e ele realmente fica com o Kurt, é lindo o episódio! *____*

    beeeeijinho

    @taataah__

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que já passei por isso , mas na época eu usava um conjunto de produtos da Johnson & Johnson, que era super legal nem sei se existe ainda .... mas o melhor o rosto ficou lisinho :)abs

    ResponderExcluir
  4. ahh eu tenho algumas espinhas inconvenientes, mas nada a ponto de um pilling, um bom sabonete anti acne já resolve ehehehe
    mas foi um boa informação essa
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de contribuir com seu post, meu nome é Eduardo Arnaut, sou cirurgião plástico, tenho uma Clínica em Florianópolis, e recentemente postei no blog da clínica Plenna Cirurgia Plástica, sobre tratamentos de cicatriz de acne.
    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...