16 março 2011

Dica de Filme: XXY

XXY (2007) é o primeiro longa-metragem da diretora Lucía Puenzo. Passou pela 31° Mostra Internacional de Cinema e o no 15° Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual. O filme sobre a jovem Alex foi o candidato oficial da Argentina a uma vaga para o Oscar de 2008.
Coincidentemente Lucía é filha de Luís Puenzo, que conquistou um Oscar de filme estrangeiro em 1986 pelo drama político “A história oficial”. Caso esteja entre os cincos finalistas, suas chances são grandes. XXY é um relato seco e poético sobre os indivíduos hermafroditas.
Alex é uma garota de 15 anos, que vive reclusa com os pais num vilarejo no Uruguai, a base de remédios para inibir o surgimento de suas características masculinas. Os problemas da protagonista afloram na tela quando a linha tênue que separa como ela se vê no espelho, seus desejos sexuais e o que os pais querem para ela, são rompidas.
Ao receber a visita de um casal de amigos com um filho adolescente, Alex e sua família vêem seus dramas pessoais serem desnudados com o passar dos dias. Lucía escreveu um roteiro enxuto, sem sentimentalismos que retrata uma adolescente arisca e machucada.
O olhar feminino para a questão dos gêneros sexuais e da ambigüidade que há no feminino/masculino nos oferece um denso contato com a realidade das pessoas que tem que se decidir que sexo querem ter. A figura do pai (Ricardo Darín) tem um tratamento especial, pois é ele que percebe que talvez a “filha”, seja no fundo um filho.
Assunto difícil, tratamento sensível, temática pertinente, realizada sem sensacionalismo ou pieguice. A adolescente que interpreta Alex, conserva a delicadeza do feminino, mas sabe expor na tela a agressividade do mundo masculino. Um achado, sem tais características Lucía talvez não conseguisse um resultado tão verossímil.
O filme recebeu o Prêmio da Crítica no Festival de Cannes de 2007, e fez a platéia do Mix Brasil – composto em sua maioria por gays e simpatizantes – sair muda do cinema. Sem apontar saídas, sem dar respostas prontas, que soariam chulas e/ou moralista, Lucía nos propõe um mergulho na sexualidade adolescente, potencializada pela ambigüidade física dos sexos.

 Um belo filme, porém só achei links para download em torrent, e como nao uso achei melhor nao disponibilizar aqui, pois nao sei se o link é confiavel, mas quem puder assistir esse filme nao se arrependerá. Creditos desse filme para minha amiga e esposa lindinha Gabriela que passou esse filme para mim :)

3 comentários:

  1. Eu acho que as atuações ajudaram a dramatizar e polemizar o problema levantado pelo filme, além disso não se trata de uma produção norte-americana, o que quase sempre é positivo.
    Ai que esposo querido eu tenho :)

    ResponderExcluir
  2. Oieeeeee, não posso comentar o filme pois ainda não vi, porém todavia contanto após o seu post vou voando pegar o filme depois volto e comento.
    Uma dica torrent é a melhor forma de pegar filmes, rapidez e conforto para para e continuar de onde parou e os filmes em torrent a maior parte das são em divx, avi nada de rmvb, que destrói a qualidade ...
    vou procurar o link's de torrent :)
    Um abração :)

    ResponderExcluir
  3. O final desse filme me chocou na época q o vi.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...