03 abril 2011

Falando com Gabi: Sexo na História

Olá pessoal!! Espero que tenham gostado do meu primeiro post! =)


Resolvi debater sobre o sexo no decorrer da história, porque esse tema rende várias discussões, assim como nos possibilita pensar o sexo enquanto prática natural livre de preconceitos e tabus.

Desde o homem das cavernas o sexo já existia enquanto forma de distração, e não apenas enquanto prática de reprodução. Existem vestígios arqueológicos que comprovam o sentido da relação sexual não apenas no tempo da "pré-história". Nos primórdios da humanidade o sexo estava relacionado á fertilidade, as representações da época nos demonstram a importancia da reprodução e do ato sexual na organização social das comunidades. O vestígio mais conhecido dessa época, é a imagem de uma mulher nua, bem incomum para nossos padrões de beleza, chama-se Vênus de Willendorf.


Existem vestígios aqueológicos de nossos conterrâneos de continente, os Incas, que apresentam relações sexuais, principalmente orais, essa sociedade também acreditava que a prática do sexo aproximava o ser humano de suas divindades.


No Egito Antigo acreditava-se que a humanidade havia surgido a partir do sêmen da masturbação do deus Aton, as divindades da mitologia eram representadas muitas vezes praticando sexo, com animais, entre homens, entre mulheres e entre divindades e humanos. Poucas práticas sexuais eram proibidas por lei, temos conhecimento da punição do adultério através de mutilações. Outra característica da sociedade egípcia era a liberdade atribuida para as mulheres, isso inclui a prática da sexualidade. Com o desenvolvimento da medicina surgiram os métodos contraceptivos, lógico que a base de produtos naturais.Assim como no Egito, na Grécia Antiga e em Roma a sexualidade estava relacionada a espiritualidade e a religiosidade, a prática do sexo muitas vezes era concebida como aproximação com os deuses.



Diferente do Egito, na Grécia as mulheres tinham limites sexuais, principalmente as casadas, que deviam se relacionar apenas com seus maridos. Logo o homem poderia procurar as mulheres "da vida", que trabalhavam em casas especificas (hoje as conhecidas casas de shows ou boates) ou participavam das festas no espaço civico das casas. Nessas festas práticas sexuais que ainda hoje consideramos promíscuas e indecentes, eram normais, como por exemplo, as ditas "surubas", as relações homossexuais também eram aceitas pela sociedade e encontramos hoje várias representações e relatos de homens importantes politicamente na época praticando sexo com outros homens. Assim como na Grécia, em Roma também cenas de sexo grupal em banhos públicos eram comuns. Além disso alguns artificios de beleza eram usados para atrair desejos e atenção. Uma obra interessante é o livro escrito por Ovídio ainda antes do nascimento de Cristo, "A arte de amar", através dele podemos conhecer um pouco mais sobre o sexo na Roma Antiga.




Outra obra desse período que acredito eu todos já ouviram falar uma vez na vida, é o Kama Sutra, foi escrito em 2 d.c. na Índia, além de ilustrar inúmeras posições sexuais, apresenta textos milenares sobre sexo.





Depois do processo de cristianização várias práticas sexuais são condenadas pela Igreja Católica, apesar de todas as punições e pregações contra o sexo, principalmente fora das relações conjugais, existem relatos de relações sexuais proibidas. Podemos ler algumas delas nas obras de Giovanni Boccaccio, conhecido pela sua obra "Decameron", na época seus escritos foram condenados, e o escritor foi exilado.




No período renascentista a Igreja Católica perde um pouco da sua influência e novas ideologias começam a surgir, é nesse cenário que vários autores escrevem sobre pornografia, filósofos como Voltaire, Rousseau e Montesquieu produzem crônicas que misturam humor, sexualidade e algumas vezes política. Outro escritor conhecido da época foi o Marquês de Sade. As pinturas voltam a trabalhar o corpo humano nu, demonstrando claramente as influências da cultura clássica helenística. Mesmo assim muitas práticas ainda eram condenadas, como por exemplo, o homossexualismo, mesmo sendo proibido, existiam casas de homens(as já citadas casas de shows atuais) clandestinas.


Hoje vivemos em uma sociedade ainda impregnada por muitos tabus e preconceitos, que percorreram milênios e que estão muito relacionados aos preceitos religiosos cristãos. Atualmente temos outras preocupações, outras relações e outros meios de propagar nossas experiências sexuais, mas sabemos que nossos desejos sexuais não são privilégios de seres humanos do século XXI. Conhecer a história nos permite refletir nossa condição, e nesse caso específico refletir como o sexo é visto e tratato hoje.


Encontrei no youtube um vídeo bem esclarecedor sobre a História do sexo. *ficadica.

Espero que vocês tenham tido fôlego, me empolguei e o post acabou ficando grande.

Até mais gente!

7 comentários:

  1. Perfeito em tudo ... adorei a dica do vídeo ... apareça mais e nos presenteie com outros escritos ...

    bjão Gabi

    ResponderExcluir
  2. A história da humanidade é a história do sexo... parabéns pelo post, que venham outros!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, esse tipo de informação que está faltando nos blogs, algo descontraido mas serio e de conhecimento histórico ao mesmo tempo.
    belo post
    que venham outros [3]

    ResponderExcluir
  4. passei aqui , para sua felicidade :)

    ResponderExcluir
  5. Olá tdb? estou escrevendo no Ih...fud... e estou passando aqui para divulgar o meu post de quinta feira passada , Mandou bem , se puder dar uma passada por lá ficarei grato. abraços. http://ihfud.blogspot.com/2011/03/man-dou-bem.html

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, ficou muito bom o post. Acho bem legal olhar para o passado da humanidade para lembrar de que as coisas não são do jeito que são hoje desde sempre. é importante para descontruir mitos, tabus, preconceitos.

    Virei seguidor do blog...beijos.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...