24 junho 2011

Dica de Livro - Novas famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo

Hoje resolvi trazer um bela dica de leitura, trata-se do livro de Luiz Mello "Novas famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo". Este livro propicia um estudo abrangente e cuidadoso sobre a polêmica questão da conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo. Trata-se, sem dúvida, de um trabalho valioso e oportuno: tomando como ponto de partida o Projeto de Lei Federal nº 1.151/1995, ele lança luz sobre as origens parlamentares e o desenvolvimento, no Congresso Nacional, dos debates sobre a regulação e o reconhecimento jurídico das uniões entre pessoas do mesmo sexo. Por meio de uma análise dos debates na Câmara dos Deputados, que abrange todas as fases pelas quais passou o projeto, o autor contextualiza a argumentação parlamentar em favor e em oposição ao projeto. Revela, além disso, como e por meio de quais atores foi conduzida ao Parlamento a voz da sociedade civil. Todo este quadro é acrescido da análise conceitual do pano-de-fundo donde brota toda essa disputa legislativa: a emergência de novas famílias que desafiam o heterocentrismo familiar, realidade que, ao mesmo tempo em que enfrenta posturas recorrentes de intolerância religiosa, depara-se com os discursos familistas acionados por muitos grupos homossexuais.
Em seu último capítulo "as homossexualidades dos homossexuais", em minha opinião o melhor capítulo do livro, Mello  trás uma reflexão sobre as identidades homossexuais no Brasil contemporâneo e nos ajuda a compreender a complexidade das posições relativas a sexualidade e a família que se expressam em nossa sociedade, junto disto traça um complexo perfil dos movimentos GLBT, suas lutas reivindicações e conquistas, ao mesmo tempo mostra também o comportamento da sociedade frente esses movimentos. 

Separei um trecho que achei muito interessante: 

"O homossexual não é mais compreendido apenas como o homem emasculado por sua passividade sexual ou a mulher hiperviril que se porta como se homem em sua prática sexual. Se, até os anos 70-80, os "comedores de viados" não eram socialmente representados nem se auto-representavam como homossexuais, esse quadro começou a mudar radicalmente nos anos mais recentes, resultado de uma série de fatores, entre os quais se destacam: a atuação do movimento homossexual organizado na defesa de uma política identitária em que tanto a atividade quanto a passividade sexual são valorizadas; o advento da Aids e suas consequências, ao revelar a existência de muitas vivencias homossexuais - passivas e ativas". 
MELLO, Luiz. Novas famílias: conjugalidade homossexual no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. 

Livro on line AQUI. Viva o Google livros ehehehee (claro que não é o livro inteiro, o Google não é tão bom assim)

2 comentários:

  1. Parece ser uma boa leitura mesmo, quando tiver tempo lerei

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog de vocês. Faço parte do Sexo, amor e viadagens, vejo que voês conhecem. Abcs!!

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...