26 junho 2011

Índios do Xingu na Parada Gay: compreesão pelas diversidades


Índios da tribo kalapalo, do Alto Xingu (MT), aterrissaram na Parada Gay de São Paulo neste domingo (26) para protestar contra a construção da usina de Belo Monte.
Ao contrário de muita gente que usou fantasia na festa, os índios trajavam suas vestes costumeiras. “A gente veio lá do Alto Xingu para que as pessoas saibam o que é Belo Monte. Muita gente não sabe. A Parada Gay é o melhor lugar para chamar a atenção de São Paulo”, disse a índia Samy Kalapalo.
Ela, o pai e outros índios estavam convocando as pessoas para um protesto no dia 20 de agosto na mesma Avenida Paulista.
“Assim como os homossexuais são rejeitados, nós índios também sofremos preconceito”, afirmou Kuana Kalapalo" Fonte: G1.globo.com 

 Achei super bonitinho os índios participarem da parada gay, mesmo defendendo seus interesses e não os intenses homossexuais, porém eles compreendem a discriminação; o simples fato dessa aparição mostra que não possuíam preconceitos contra homossexuais. Fiquei muito surpreso com a compreensão dos índios do Xingu pelas diferenças.

15 comentários:

  1. legal a compreensão, mas certeza que algumas coisas devem ter causado muita estranheza, olha a cara da índia de assustada ehehehe

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar no post, mas acredito que a comunidade GLS deveria apoiar a manifestação indígena no dia 20, afinal somos todos minorias e com união podemos ser maioria

    ResponderExcluir
  3. Oi Douglas, tudo bem?
    Menino, tbm achei super bonitinho isso, rs.

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. O problema é que os indígenas não aceitam a homossexualidade dentro das suas tribos, então foi bem oportunista da parte deles... o cantor Lobão tem um termo legal para isso: "gozar com o pau alheio".

    ResponderExcluir
  5. não sei nos dias de hoje, mas no Brasil colonial havia tribos que permitiam o relacionamento entro homens, assim como em tribos Incas, Maias e Astecas, a proibição do relacionamento entre mesmo sexo está muito ligado a igreja.

    ResponderExcluir
  6. Eu venho de uma família com índios(minha bisavó era de uma tribo no Amazonas) e meu avô paterno(filho desta índia) sempre foi compreensivo com coisas que hoje em dia são quase normais!
    Achei bacana essa sua observação!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. hehehe a minha irmã Sany tem cara de assustada mesmo. meu pai Kunué ficou assustado e meu irmão Aguga achou engraçado. Mas o fato é que nós não temos preconceito e sabemos o que voces sofrem com preconceito por que nós tambem sofremos com isso. a diferença esta nas palavras usadas nas ofensas verbais. mas a violencia, a rejeição, os crimes praticados contra nós são basicamente os mesmos praticados contra os gays. somos todos filhos da mãe terra e devemos nos unir.

    deixo o meu convite e de minha familia, a familia kalapalo, para que NO DIA 20 DE AGOSTO, EM FRENTE AO MASP, voces venham se juntar a nós em uma grande manifestação em defesa do direito a vida.
    Contamos com a presença de todos voces e de todos os seus amigos.
    juntos, podemos mudar a politica brasileira e transformar o brasil em um pais melhor e mais justo.

    beijos e bençãos para todos!

    Kuana Kamayurá Kalapalo.
    http://www.facebook.com/profile.php?id=100000312369525

    ResponderExcluir
  8. Lady...

    gratidão pelo seu apoio!
    o convite esta feito!

    DIA 20 DE AGOSTO EMF RENTE AO MASP, AS 13:00

    espero contar com esse grupo de pessoas tão maravilhosas, felizes e abençoadas que são os homossexuais.
    como eu disse antes, juntos, podemos mudar o pais.
    contamos com voces!

    Kuana Kalapalo

    ResponderExcluir
  9. Tipo... pele-vermelha????? Hahahaha! Acho digno! Bjz!

    ResponderExcluir
  10. Lady..Kuana e Parentes Indígenas de todo o Brasil !!!
    Diversidade autêntica e vanguarda histórica!!!
    fato sócio político cultural do Ano de 2011 !!!
    Entra prá história da Diversidade no brasil a Participação dos Parentes Indígenas na Parada gay e justamente no Ano em que o brasil pretende realizar a Conferência Nacional da Diversidade!!!
    São Paulo é vanguarda com suas tribos urbanas sem preconceitos!!!
    Lições que ficarão para as Futuras Gerações:hoje os senhores nem imaginam que causaram um fato histórico!!! Registre_se para a Posteridade...Junt@s e Misturados na Parada gay de 2011 !!!
    Sim, Deus fez o Homem e a Mulher todos Irmãos.Posteriormente inventaram as divisões excludentes e preconcituosas.
    Congratulações aos organizadores, Lady e Kuana kalapalo e aos Parentes Indígenas!Adooooooreeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii...
    Eu Sou Joana d'Arc valente Santana,Advogada Ativista d' Acre
    Presidente da ' organização univewrsalista ' em direitos humanos.

    ResponderExcluir
  11. Q massa! gostei disso...não tinha visto q a comunidade indígena tbm fez parte da Parads Gay! é a diversidade pluralizando-se!

    ResponderExcluir
  12. SALVE SENHORES....

    eu vi o comentario do DPNN e afirmo que ele definitivamente não sabe o que fala.
    nas etnias do xingu, desconhecemos casos de homossexualismo. Mas sabemos que existe e não só apoiamos como tambem respeitamos.
    Sabemos tambem que entre outras etnias localizadas em diversas regiões do Brasil como Amazonas, Sergipe, Pernambuco, Ceara, Espirito santo, Minas gerais e Rio grande do sul, há casos de homossexualismo e bissexualismo dentro das aldeias que são muito bem aceitos.

    Cada ser, na verdade, é um pequeno universo, com infinitas dimensões. Dimensôes de sentimentos, pensamentos, emoções e conhecimentos. E são estas dimensôes que respeitamos e honramos. Não a opção sexual de cada um, pois a intimidade de cada um, não o torna ninguem melhor ou pior. São todos iguais. Apenas diferentes!
    Se na propria natureza, entre os animais considerados "selvagens" há casos de ralações homossexuais, se o grande Deus TUPÂ permitiu, por que nós temos que ir contra os aspectos naturais da grande Mãe Terra?

    Não posso negar. Há aqueles indios que são radicalmente contra. Mas se voce for ver, todos esses que são contra, ja foram contaminados pela falso moralismo das religiões cristãs. Exatamente as religiões repressoras que plantam a discordia e cultivam o preconceito, a discriminação e o odio.

    Busque conhecer a realidade indigena antes de supor algo.
    Buscamos o apoio de voces por que voces estão na mesma situação que nós em termos de desrespeito, preconceito e discriminação.

    Beijos e bençãos!

    Kuana

    ResponderExcluir
  13. NÃO DAR PARA GENERALIZAR CULTURA INDÍGENA,CADA TRIBO TEM SUA LÍNGUA,SEU COSTUME E A SUA CULTURA...MUITAS TRIBOS DO XINGU,NÃO CONHECEM RELIGIÃO BRANCA,OS QUE CONHECEM RELIGIÃO URBANA SE SENTEM MAIS SUPERIOR AOS OUTROS,MUITAS VEZES RELIGIÃO QUE INFLENCIA A TER PRENCONCEITO CONTRA OS HOMOSSEXUAIS...NA MINHA CULTURA KALAPALO ACREDITAMOS QUE CADA SER HUMANO DEVE SER RESPEITADO PELO O BEM SOCIAL QUE FAZ,E NÃO DEVE SER JULAGADO PELA SUA VIDA ÍNTIMA,PQ A VIDA ÍNTIMA E O ALGO MUITO SAGRADO...ESTOU CM CARA DE ASSUSTADA NA FOTO PQ VIR MUITA COISA Q EU NUNCA VIR ANTES,E TBM MUITA GENTE PASSANDO A MÃO EM NOIS RSRS...MAS A FESTA FOI MUITO BOM,PENA Q COMEÇOU A CHOVER E FOMOS EMBORA! AHOO!! COMUNIDADE GAY TAMOS JUNTO E MISTURADOO!!

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...