11 outubro 2011

Feliz triste dia das Crianças

Tá ai a minha homenagem para o dia das crianças. Exército revistando as crianças no complexo do alemão!!!
Queria aproveitar para dizer para quem colocou a fotinho de desenho no perfil do facebook, que só isso não adianta, não basta apenas se conscientizar. Depois da conscientização tem que vir a ação, é nessa hora que você que acha lindinho a sua foto de thundercats levantar a bunda da cadeira e partir para a ação, por que o mundo real está lá fora, está lá no complexo do alemão.
Gostaria de perguntar também qual vai ser a referência dessas crianças, pois enquanto muito de nós cresceu em uma casa confortável e rodeados por brinquedos, essas crianças crescem cercadas pela violência, por armas e pelo exército tratando-as como marginais e delinquentes. 
A História é marcada por mudanças e continuidades, infelizmente nem toda mudança é para melhor e nem toda continuidade é boa, é só voltarmos para o início do século XX no Brasil, quando ser pobre era sinônimo de classes perigosas, que deveriam ser reprimidas e controladas. Me parece que essa é uma das continuidades, muito embora hoje exitem ajudas assistenciais para os pobres, o que não existia no início do século XX. Porém o que percebe-se é que ser pobre e principalmente ser pobre e negro continua sendo sinônimo se não de classes perigosas, mas pelo menos de classes esquecidas, pois ajuda assistencial não se deve fazer apenas com dinheiro, mas sim com educação, cultura e principalmente humanidade. 
Muitos podem dizer: Ah mas é preciso revistar essas crianças, porque elas podem estar servindo de "mulas" para o tráfico. Isso é verdade, dada o situação social que elas se encontram e no contexto da favela, elas podem sim estar servindo de "mula" para o tráfico, mas o que não deveria era essa atitude de colocar as crianças contra a parede de mãos erguidas e o exercito com fuzis nas mãos tratando-as como marginais. E não vamos ser ingênuos de acreditar que o tráfico está apenas na favela, queria ver se fossem crianças de bairros de classe média alta tendo esse tratamento, provavelmente seria um escândalo na mídia. 
Feliz dia das crianças para você, já que muitas não terão um dia feliz!!!  

8 comentários:

  1. vc cresceu nunca casa confortável, qrido, não ache q todos os seus leitores passaram pelo mesmo. eu por exemplo tive q conviver com uma família q me maltratava constantemente e q, também, não tinha dinheiro pra comprar brinquedos, eu brincava com pedaços de lixo q eu transformava em brinquedos, tipo, pedaços de madeira q eu transformava num carro ou em qualquer outra coisa, tudo dependia mto da minha imaginação. claro q comparado com a vida q essas crianças q vc citou tem, não é nada, mas eu sou um sobrevivente, muitos dos meus vizinhos q passavam por situação financeira idêntica por exemplo não sobreviveram, mas elas tb podem vir a ser.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Certamente...são traatdos como indigentes... isso eh o começo de um grande preconceito...por serem pobres e morarem no meio de pobres...passam por isso...filhos de ricos não sofrem essa "agressão"...e cade os direitos das criança? estatutos e o carai? nessas horas não tem nada disso né?
    Obs...removi o comentario acima por erros de portuga...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. É vergonhoso lembrar que temos o melhor estatuto da criança e do adolescente do mundo, porém na prática ele não funciona!
    Ser criança já a um bom tempo não é mais sinal de felicidade e diversão, estamos cada vez mais perdendo os valores e a pureza das crianças.
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente muitas crianças não terão um dia feliz, e concordo com você o que falta é mais civilidade e humanidade, por que ser pobre sempre é sinal de desconfiança ou de banditismo

    ResponderExcluir
  6. Ten-so! Mas acho que de alguma forma - seja na riqueza ou na miséria - a infância tem seu valor. Sei lá! Hugzzzzz!

    ResponderExcluir
  7. Um belo texto para refletirmos sobre as dificuldades que muitas crianças passam...
    Lamentável, infelizmente para muitos a vida é tão cruel,
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. essa é a nossa triste realidade social, infelizmente indivíduos pobres sempre são discriminados

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...