18 setembro 2012

Política e politicagem

Eu acredito que o poder de votar é uma das maiores conquistas do mundo ocidental nos últimos 300 anos, para mim não existe nada mais democrático que você ter o direito de votar e escolher alguém, independente para o que for. Mas hoje, quero falar de política e de nosso dever de cidadão em votar. Muitos dizem que não gostam de votar ou que votam em branco ou nulo, muitas vezes não temos bons candidatos para votar, pois os candidatos são patéticos. Vou dar dois exemplos absurdos daqui de Floripa, um candidato chamado Gean Loureiro está prometendo dar um iPad para cada aluno se ele for eleito, estamos falando em um investimento de 5 milhões, os quais ele já consegui captar, sem nem ter sido eleito ainda. Outra promessa é passagem gratuita para estudantes. 
1. É engraçado como os candidatos nessas épocas conseguem dinheiro de tudo que é lado, brota em árvores, depois de eleitos nunca tem para nada;
2. Investir em tecnologias é importante, mas gastar 5 milhões com iPad ao invés de capacitar professores para uma educação de qualidade, já que a tecnologia por si só não faz nada se o professor não tiver métodos para aplicar essas tecnologias em suas aulas.
3. Passagem gratuita para estudantes é ótimo, mas estamos falando de uma das cidades com transporte  público mais caro do país ($2,90), e que o partido pelo qual o candidato concorre é o mesmo partido que anos atrás botou a polícia para acabar com uma manifestação estudantil para o passe livre. Estamos falando de uma cidade que a 20 anos possui a mesma empresa no trasporte público, que é de péssima qualidade e que por coincidência é uma empresa ligada a um grande nome politico da cidade. Alguém realmente acredita na gratuidade das passagens para os estudantes?
Esse é só um exemplo de absurdos, não vou citar mais para não me alongar no texto. Eu tenho pena da população em geral que deve ser muito ignorante para os políticos nessas épocas fazerem propostas absurdas e descabíveis com a maior cara de pau. Acho que os leitores aqui do blog são providos de uma boa consciência política e entendem que politica é necessário e que política é diferente de politicagem, e que para além do voto devemos ajudar a abrir os olhos das pessoas menos favorecidas com o esclarecimento, pois sem fazer algo concreto vamos ter mais uma eleição com polítocos que nos veem como uma massa amorfa e facilmente manipulável, para não dizer burra e idiota que cai em falsas promessas. Vamos participar dos debates políticos e constranger esses candidatos questionado essas propostas absurdas, para que eles percebam que somos seres pensantes. 

15 comentários:

  1. olha, Frederico, não sei como vc pode considerar o voto democrático pq ele não é, é um sistema republicano e republica não quer dizer democracia (o governo do povo) não é o governo da maioria (o senado romano é o povo de roma).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pra mim o ato de você ter o direito de votar é algo democrático sim. Agora se levarmos em conta o sistema, realmente ele não é democrático pq exclui muito, é só pegar o nosso caso de homossexuais.
      Mas quando falo de democracia aqui, é o direito que todos nós temos de escolher os nosso representantes, e para isso qualquer um pode, indiferente da classe social.

      Excluir
  2. Definitivamente eu não voto mais ... ou melhor ... meu voto já há algum tempo é NULO! ... sem o menor constrangimento ...

    ResponderExcluir
  3. Se houvesse democracia plena, teríamos o voto facultativo ... isto sim é democracia ... o voto obrigatório só atende ao eterno clientelismo e manipulação dos pobres e imbecis, sem o menor senso crítico ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas você é uma pessoa com senso crítico, e o meu texto vem nesse sentido de nos pessoas com senso crítico votar em pessoas capacitadas e ajudar aquelas pessoas desprovidas de conhecimento a perceber as mentiras que os políticos contam. Tu acha que não votando tu ta fazendo algo para mudar esse nosso cenário caótico?

      Excluir
  4. Assim ó... super te entendo... hehehe! E eu não abro mão do meu voto. Nem a pau. Hahahaha!
    Gracias pelo carinho do teu comment... este gaúcho sensível, carinhoso e bem-dotado adorou... hehe! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Aqui na cidade, por ser relativamente pequena, é mais fácil conhecer os candidatos e cobrar o que foi prometido. Mas é fato que em grandes metrópoles, a baderna é certa. Basta um pulo no Youtube pra ver as "coisas"...

    Apesar dos pesares, votar é importante. Só assim pra nossa voz ser ouvida, pelo menos um pouquinho, rsrs!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito importante o voto, mesmo ele não sendo tão democrático, pelo menos temos uma oportunidade de tentar eleger alguém que possa fazer a diferença

    ResponderExcluir
  7. Acho muito bom que nenhum te "apeteça"... galã da terceira idade pra ti só pode ter um: eu. Hahahahahahahahaha! BjAs!

    ResponderExcluir
  8. Graças a inoperância do Estado na área da educação (o Brasil esta na 80a posição no ranking mundial na qualidade da educação), sendo que a maioria esmagadora votante são de pessoas que vivem a margem da miséria e trocam seus votos por um saco de cimento e totalmente manipulável por raposas da politica. Ou seja, enquanto a parcela pensante e de nível intelectual regular forem a minoria, a classe de políticos oportunistas garantiram seus lugares cativos nas tetas do Estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que não se investe em educação, para que se formem mais analfabetos funcionais sem senso crítico para a vida.

      Excluir
    2. Quanto mais analfabetos e alienados melhor. A famosa massa de manobra.

      Excluir
  9. Votar é muito importante, mas analisar as propostas dos políticos é mais ainda.

    ResponderExcluir
  10. é uma vergonha candidatos como esse ai, e pior que muita gente acredita nessas promessas.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...