06 novembro 2012

Lutas e manifestações: todos podem

“Eu não preciso ser negro para lutar contra o racismo, não preciso ser judeu para lutar contra o anti-semitismo, e você não precisa ser gay para lutar contra a homofobia” (Carlos Tufvesson). 
Achei muito legal essa declaração do estilista Carlos Tufvesson, e concordo com ele, não precisamos fazer parte de um grupo ou minoria para defender uma determinada causa.  No entanto, o triste é que nem todos gays lutam contra a homofobia, e se não tentam mudar algo que lhes afeta imagina, lutar em prol de outros problemas. Penso também sobre o que seria esse lutar, para mim não é necessariamente sair na rua com faixas e cartazes, uma simples postagem no facebook contra homofobia já é uma forma de estar se posicionando e compartilhando seus ideais. Começar a ensinar para as pessoas que a diferença é normal, é uma forma de luta e manifestação - ou em favor da sua situação ou  lutando em prol de suas ideologias.

15 comentários:

  1. Sempre falou que acredito muito que a mudança deve vir do micro pro macro, certa vez num post eu disse que a militância é bacana, mas n é uma obrigação... Existem muitas bandeiras a serem erguidas, se essa não for sua opção o que deveria ter por obrigação era respeitar quem faz e se posicionar...

    Antes ainda de compartilhar uma foto no FB é preciso não ser homofóbico e não fazer coisas como usar a expressão "afeminado" com tom destrutivo como se fosse a mais severa de todas as criticas.

    Sinceramente, cada dia que passa, tenho mais forte a sensação que o lugar mais fácil de sofrer discriminação por ser gay são dentro dos próprios espaços gays.... São neles que o qto vc é assumido é um poderoso critério de seleção que define a natureza das relações.

    Ainda que não compartilhe foto no FB, se posicione.. Nas conversas informais, nas mesas de bar, conversando com os amigos.... Não ser escroto já é uma boa alternativa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, só FB não adianta, mas é uma das tantas ferramentas que podemos utilizar para diminuir o preconceito, agora simplesmente achar que não ser escroto já é o bastante é muito conformismo com pouca coisa.

      Excluir
  2. Apoiado! E concordo com o Gato: ainda que não faça nada... não ser escroto já serve... hehe! Bjonas - duras - do Ironman paraguaio... hahaha!

    ResponderExcluir
  3. Frederico:

    Perfeito. Sempre que posso estou levantando estas questões no Lua e no meu próprio Face, somos a diferença que queremos ver.

    Abraços e linda semana.

    ResponderExcluir
  4. Há um exemplo recente magnífico: aquelas duas moças heterossexuais que se beijaram em público, perante uma manifestação homofóbica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi fotos dessa manifestação, achei um ato muito digno..

      Excluir
  5. A verdade é uma só! Ninguém faz militância sem propósito ou benefício próprio. Se luta pela causa gay, ou é gay ou tem um parente gay. Se luta por causa do câncer é porque teve ou tem alguém querido que tem. Se luta por menos violência no trânsito é porque perdeu alguém querido em acidente ou se estrepou. Nunca vi ninguém que não era estudante fazendo movimento na rua para tal. Vamos parar de hipocrisia. Palhaçada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço militâncias por causas que não são minhas, ajudando que se recebe ajuda... para refletir!!!

      Excluir
  6. Manifestações de qualquer forma sempre são bem vindas e ajudam a diminuir os preconceitos.

    ResponderExcluir
  7. dizem que em cada familia tem um louco e um genio. Aplica-se também aos gays, acho..aos negros e nos casos mais raros aos judeus(menos disseminados), mas, lutar em prol por parentesco, amizade, causa própria... não deixa de ser uma luta. A diversidade é universal... porque não lutar pelos direitos iguais também universais?

    Beijos Frederico. Gostei muito

    ResponderExcluir
  8. se cada um faz um pouquinho logo temos um poucão que faz toda a diferença.

    ResponderExcluir
  9. muito bom mesmo.
    infelizmente muitas pessoas só aderem a uma causa quando passam a fazer parte dela.

    ResponderExcluir
  10. Se cada um faz um pouco logo temos uma grande transformação

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...