Dieison Marconi
Olá pessoal, depois de praticamente
um mês sem escrever a coluna, estou de volta. Mas hoje, ao contrário de trazer
um texto autoral, fiz uma compilação de materiais midiáticos que tratam da transexualidade e da homossexualidade abordadas em diferentes produções, que dependendo da abordagem e do
veículo, pode ter um caro custo para toda a comunidade LGBT. Mas não quis trazer nenhum mau exemplo de
jornalismo, publicidade ou mesmo uma produção cinematográfica que denigra ou
estigmatize a imagem de LGBTs enquanto sujeitos sociais, não há motivo
para contribuir com a divulgação desses tipos de materiais. Preferi trazer algumas produções que abordam estes temas de forma séria, criativa, trabalhando suas
particularidades e fortalecendo o discurso de entendimento e respeito para com
mesmos. São duas reportagens, um curta metragem, um vídeo publicitário, um outdoor e um cartaz de campanha comercial.
Primeiro segue um matéria da TV Folha
que lança Andréia como personagem representante de inúmeros outros transexuais. Hoje, ela é uma mulher de 68 anos, uma mulher
do futuro, como a mesma diz. Apesar de
ser um depoimento bem curto, o mesmo teve uma abordagem séria, sensível e respeitosa.
Abaixo, trago o curta metragem “Entre lugares: a invisibilidade dos homens
trans”. Sendo um curta com cerca de
20 minutos, este vai exigir mais tempo de sua disponibilidade e atenção, mas se
não puder assistir agora, volte em outro momento neste post e veja. Vale muito
a apena! O curta foi exibido inicialmente no Programa Curta Pernambuco e aborda de
maneira sensível o reconhecimento de trans homens como gênero oposto, sua
orientação sexual, suas relações amorosas, a precariedade de profissionais da
saúde no acompanhamento de transexuais, o preconceito e o real entendimento da complexidade do ser
transexual, da disforia de gênero.
Deixo aqui também uma excelente reportagem da TV Brasil sobre famílias gays, que no
Programa Caminhos da reportagem
mostrou que o bom jornalismo ainda existe. Necessitamos de produções assim, que façam
frente a discursos de ódio e homofobia, seja o discurso homofóbico do seu vizinho ou da bancada evangélica. Ressalto que essa produção é bem longa, por isso, novamente, se não tiver tempo de ver agora, arranje um tempinho pra ver em outro momento. Fiquei muito feliz de ver um material jornalístico com uma boa dose de inteligência, ética e qualidade, principalmente abordando toda a comunidade LGBT, do norte ao sul do país. Se conhecer algum trabalho semelhante, deixe o link nos comentários!
Agora é a vez da publicidade. Pra começar, quem ainda não viu o comercial da Renoult que traz um casamento gay para lançar seu mais novo carro? Apesar do fim puramente mercadológico, obviamente, a campanha é realmente um bom exemplo de reconhecimento do publico LGBT como possíveis clientes. E isso, de uma forma de outra, dá acesso a validação de discurso de que nós gays existimos e não devemos ficar restritos a guetos. Pena, por exemplo, que nossa presidente não pensa da mesma forma, já que vetou o "comercial" de alerta para contaminação pelo vírus do HIV entre homossexuais durante o carnaval. Se homossexuais são o maior grupo de risco, porque não exibir? Se estamos a tanto tempo vendo comerciais voltado para heterossexuais, porque não podemos ter um comercial que nos tire da invisibilidade enquanto grupo social? Ok, eu entendo, Dilma não quer promover nenhuma "opção sexual", como a mesma já disse.
Em Santa Catarina, a Unimed Blumenau também já saiu do armário com um lindo outdoor que dá visibilidade para a existência de famílias homossexuais, pois de um jeito ou de outro, todo mundo precisa de um plano familiar.
Agora deem só uma olhada nesta campanha que inicialmente, esteve presente na Alemanha e agora tomam as ruas polonesas e ucranianas. Leia aqui o motivo da publicação desse cartaz: http://paroutudo.com/2012/06/13/cartaz-com-beijo-de-jogadores-causa-polemica-na-uefa/
Dieison:
ResponderExcluirBonitas iniciativas. Parabéns em compartilhar estas coisas com a gente. Abraços.
qm disse q essa campanha é do Itaú? kd o nome deles? o itaú usa emoticon em suas campanhas?
ResponderExcluirMuito boa essas propagandas, acho que já está mais do que na hr de incluir novas perspectivas de relacionamentos, já que desde os tempos mais primórdios existem relações homoafetivas.
ResponderExcluirAcredito que em grande medida isso não é só inclusão, mas a busca por um novo público consumidor.
ResponderExcluirGosto muito deste cartaz da Unimed.
ResponderExcluirAbraços.
muito bom isso, frederico. valeu por compartilhar.
ResponderExcluira campanha do futebol e o outdoor da unimed estão de parabéns!
Ola meus queridos leitores, aqui fala a pensando com Arte, peço desculpa pela minha ausencia que se tem acentuado, penso que estou a recuperar, mas só será aos poucos...publiquei um texto novo, neste caso a 4 parte do meu conto * Espero que gostem e que me dêem o vosso comentario, espero noticias, tais como tentarei começar de volta, aos poucos a dar as minhas*
ResponderExcluirBeijinhos,
Pensando com Arte.
Adorei essas propagandas
ResponderExcluirbjos
Adorei essas propagandas
ResponderExcluirbjos
Louvado seja o jornalismo!
ResponderExcluirE esse cartaz? Tão perfeito.