21 abril 2011

Peripécias de Frederico: De quem é a culpa???

Em apoio a campanha "Bater em um gay não te faz mais hetéro, só te faz menos homem", que no post de hoje resolvi "peripeciar" na minha opinião sobre o que leva um individuo agredir a outro motivado pela diferença sexual.

Alguns estudiosos atribuem a origem da homofobia às mesmas motivações que fundamentam o racismo e qualquer outro preconceito. Nomeadamente, uma oposição instintiva a tudo o que não corresponde à maioria com que o indivíduo se identifica e a normas implícitas e estabelecidas por essa mesma maioria, se vê uma necessidade de reafirmação dos papéis tradicionais de gênero, considerando o indivíduo homossexual alguém que falha no desempenho do papel que lhe corresponde segundo o seu gênero. (fonte:wikipedia)

Eu não concordo com isso, e para justificar meus pensamentos farei uso de um termo utilizado pela antropologia e demais ciências sociais, que é o conceito de "alteridade", ou seja o outro. É olhando para o outro, para as suas diferenças que nos conhecemos, pois toda caracterista que o outro tem e que nós não temos é que percebemos quem somos. Para ficar mais facil darei um exemplo. Se eu sou um heterossexual e vejo um gay todo afeminado, imediatamente eu me identifico como heterossexual, pois não me identifico com aquele comportamento. Então atavés desse outro eu identifico quem eu sou, claro que esse exemplo é genérico e simplista.
Mas o fato é que se um cara espanca outro gay, provavelmente é por que ele se identificou com aquele comportamento, porém utiliza-se desses meios para tentar provar para si mesmo e para a sociedade que ele não é gay e que acredita que esse tipo de comportamento deve ser exterminado. Mas isso não é novidade para pessoas consciente no mundo GLBT, porém o que eu gostaria de entender e peço ajuda dos leitores, é saber o que leva uma pessoa a esse tipo de comportamento homofóbico e violento, por que uma coisa é você ser chamado de viado, bicha, bambi, São Paulino, etc, mas outra muito diferente é você ser espancado ou assassinado. Será que pessoas que praticam esse tipo de violência são tão transtornadas psicologicamente para chegar a esse ponto?? De quem é a culpa?? Eu não condeno apenas esses homofóbicos, condeno também a sociedade hipócrita e conservadora que cria esses monstros através de falsos comportamentos moralistas e que julgam os gays como aberações. Creio inclusive que esses homofóbicos são tão vítimas quanto nós, por que há de se levar em conta que nem todas as pessoas são tão preparadas psicologicamente para se aceitarem como gays ou para enfrentarem todos os preconceitos, haja visto o crescente número de suicídios por gays. Mas é claro esses homofóbicos podem até ser vitimas dessa sociedade machista e conservadora, porém não deixam de ser pobres covardes, pois por mais que batam em um gay, nunca deixarão de ser um gay.

Portanto para mim homofobia não é com o que o indivíduo não se identifica, mas sim com o que ele se identifica, mas que não quer ser.

Abraços a todos e Feliz Páscoa para quem comemora, e não se esqueçam de me mandar 2 ovinhos e 1 cenoura, de preferência grande ahsuahusahsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...