13 setembro 2011

Verdades ou homições: quando elas são necessárias em um relacionamento


Existe um teoria que afirma que, se todo mundo fosse verdadeiro, não haveria mais nenhum tipo de relacionamento pessoal no mundo, tudo se acabaria. Isso acontece porque a verdade pesa e muitas vezes, é difícil carregá-la. Mas, se prestarmos atenção nos relacionamentos amorosos, é fácil perceber que muitos dos problemas que aparecem, surgem por causa de uma mentira contada ou de uma inocente omissão. E aí fica a pergunta, é possível e preciso ser totalmente verdadeiro num relacionamento?

Quando queremos alguma coisa na vida, é fácil manipular. E manipulamos porque achamos que é possível ser melhor do que somos; manipulamos porque temos medo do outro não gostar da nossa verdade; manipulamos porque ser sincero é difícil; manipulamos porque uma verdade inventada é muito mais confortável. E muitas vezes, as omissões e mentirinhas bobas são fáceis de segurar por um tempo.  O problema começa quando o relacionamento vai pra frente. Daí, sabemos que dá muito trabalho desenterrar as omissões do início, então as mantemos. E, é claro, vamos adicionamos outras mentirinhas sem importância no meio do caminho.

E aí, fica a pergunta. Será que a verdade deve prevalecer 100% nos relacionamentos? Será que isso é possível? Como diferenciar uma mentirinha boba de uma mentira de verdade? Como saber se o que você considera “bobo” não é algo relevante para o outro? E ai leitores qual são suas opiniões???

7 comentários:

  1. fiquei confuso com seu texto, vc começa falando que sem mentiras nenhum relacionamento seria possível, ai, logo em seguida, acaba repetindo o clichê de que devemos ser sinceros e blablabla...

    pra responder sua pergunta é necessário retirar a questão moral do caminho (isto é, mentir é errado), se não considerarmos isso, mentir é extremamente necessário para um relacionamento. mentiras como dizer que seu namorado é perfeito, por ex, mesmo vc vendo todos os defeitos dele, mas pra quê trazer isso a tona se não te incomoda? mentiras tb sobre seu passado, sobre o fato q vc ficou com alguém naquele momento em q nenhum dos dois sabia mto bem se estavam mesmo namorando, sobre uma traição idiota, mentiras são, de fato, partes importantes do relacionamento, contudo... são moralmente condenáveis.

    ps: obrigado por gostar dos posts sobre história...

    ResponderExcluir
  2. Não achei meu texto confuso, eu acho...
    o que eu quis dizer é que as mentiras fazem parte de um relacionamento e que elas são necessárias, eu não acho que devemos ser sinceros, eu pergunto se devemos ser verdadeiros em um relacionamento, mas isso eu não respondo deixo para o leitor.

    ResponderExcluir
  3. Essa resposta é muito complicada e relativa, acho que sinceridade e verdade o tempo todo só em relacionamentos sério (quando gostamos do outro e isso é recíproco), caso contrário é um desastre.
    Tudo tem limite inclusive a sinceridade, uma coisa é você dizer está roupa não ta legal, outra totalmente diferente é dizer não suporto sua família...

    ResponderExcluir
  4. No começo sempre existirão omissões e mentirinhas, mas com o passar do tempo temos q jogar limpo e de forma transparente ... caso contrário tudo vai por água abaixo ...

    Desculpe a ausência, estive viajando ...

    ResponderExcluir
  5. Mentira é fundamental. E tenho dito. Hehehehe! Hugz!

    ResponderExcluir
  6. Uma mentira bem contada vira verdade não é?

    ResponderExcluir
  7. Impossível alguém 100% sincero, porém algumas mentiras, omissões são toleráveis, e sempre haverá, porém quando isso se torna algo constante, fora do comum, ai complica.
    Há pessoas que mentem por prazer.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...