09 janeiro 2012

Liberdade para amar: um direito de todos?

Somos todos seres únicos. As diferenças entres cada indivíduo certamente passam da casa das centenas, chegando provavelmente aos milhares. A orientação sexual é apenas mais uma delas – o que a torna tão banal quanto as outras. Para algumas pessoas, é impressionantemente difícil entender isso. Religião, costumes, tradições antigas – todos eles contribuem, direta ou indiretamente, para a intolerância, ao fazerem a distinção do certo ou errado. E assim, continuamos vivendo em um mundo reinado pela falta de respeito. 
O argumento dos que se acham superiores o bastante para querer palpitar na orientação sexual do outro, frequentemente giram em torno de justificativas referentes à moral, ao pecado e às regras da natureza. Nenhum deles faz sentido. Não existe nada mais contraditório do que uma religião que pregue o amor ao próximo e que, minutos depois, pregue que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo seja pecado. A mesma que ensina que não se deve julgar, julga desenfreadamente. E o pior é constatar que pessoas, teoricamente esclarecidas, levam à ferro e fogo qualquer absurdo que seja proferido pela igreja ou por um de seus representantes. 
Infelizmente, uma das formas mais eficientes que temos para lidar com os preconceituosos, é a lei – já que eles, em sua maioria, se recusam a ouvir argumentos e se prendem às mesmas idéias retrógradas que, há tempos, já foram desmistificadas pelo conhecimento. Homofobia tem que ser considerada crime. É o mesmo nível de discriminação do que o racismo, por exemplo. No senado, há um projeto em andamento que considera o preconceito com homossexuais um ato criminoso, que sofre uma forte oposição da bancada evangélica, com o argumento que essa lei feriria a liberdade religiosa e de expressão. Ou seja – discriminar pode. Ferir a liberdade religiosa, jamais. 
Difícil definir qual sentimento sentir em relação aos preconceituosos, aquela parcela desinformada da população que não consegue sentir orgulho da própria condição humana e que jamais vivenciaram o prazer de estar em um ambiente onde cada um é respeitado do jeito que é e tem direito de se manifestar da forma que deseja. Essa sensação, só os que têm cabeça aberta podem viver. O mundo carece muito de amor, por isso, qualquer forma de amor deve ser respeitada. O grande problema está em não amar.
post-gay-11   Gays se casando? Daqui a pouco eles vão ter o direito de votar e de pagar impostos. //  Todas as pessoas não deveriam ter os mesmos direitos?

12 comentários:

  1. Infelizmente é só na teoria que todos temos os mesmos direito, Frederico.
    E sinceramente sinto muita vergonha da hipocrisia de pessoas como esses evangélicos, que pregam uma coisa e agem de forma totalmente oposta...

    Dia 2 o Para Lady's faz 1 ano, hein? rsrs
    Desde já Parabéns e Vida Longa, a Você e ao Para Lady's!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. A religião é o ópio do mundo.

    Não lembro quem citou isso, mas concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  3. as pessoas ainda têm muito o que evoluir

    ResponderExcluir
  4. o extremismo das religiões me assusta, além do mais como vc mencionou elas pregam uma coisa e fazem outra.

    ResponderExcluir
  5. ninguém é totalmente livre para nada,porém deveria pelo menos existir respeito.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Realmente nada mais contraditório que a religião, mas nem todos preconceituosos compartilham as mesmas ideias religiosas, alguns compartilham de ideias piores.

    ResponderExcluir
  7. Liberdade é chave de tudo. Mas é coisa que não se pede. Liberdade se conquista. Hehehe! Mto bom teu post, querido! Hugzzz!

    ResponderExcluir
  8. é um processo querido ... passo a passo vamos conquistando o respeito e o espaço ...

    ResponderExcluir
  9. Isso se chama intolerância, esta q anda lado a lado com a ignorância de um povo acostumado a repetir o que o povo passou séculos dizendo!

    ResponderExcluir
  10. Não, eu seria mais o Guarda que gozaria só ao beijar Judas, todos os dias.

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...