16 novembro 2011

Mentalidades pedrificadas: mudar é preciso… desde que seja para melhorar

post-cabeca-3
Muitas são as hipóteses acerca dos males mais nocivos do mundo – eu, ouso dizer que a cabeça fechada é um dos top da lista. Tradições são boas, porque trazem aspectos culturais enraizados nas nossa história. Mas, em certo momento, é preciso deixá-las ir. Se prender a certos ideais antigos é como se recusar  afirmar que o computador é muito mais prático e ágil que a máquina de escrever – e passar o resto da vida datilografando caracteres no papel através de uma fita com tinta. Não menosprezemos o valor da máquina de escrever – ela foi imprescindível no passado – mas hoje, é preciso aposentá-la.Quando disse que a cabeça fechada é um dos maiores males do mundo, o fiz por saber que ela é a grande motivadora de sofrimentos evitáveis. Pessoas que não conseguem enxergar fora da caixa, passam a vida toda se prendendo à ideias que já se foram e, consequentemente, sofrem, e causam sofrimento alheio. Essas pessoas sofrem pois deixam de viver experiências que seriam importantíssimas pro seu crescimento, por se prenderem a valores antigos. Arrisco dizer, que uma das responsáveis por cultivar o pensamento retrógrado de algumas pessoas é a igreja. Antes de argumentar, gostaria de deixar claro que respeito todas as religiões e crenças, o que não significa que não tenhamos o direito de questionar algumas regras impostas por ela.
Não consigo entender como religiões que, em teoria, deveriam pregar o amor ao próximo, continuam pregando o desrespeito, a desigualdade, o julgamento. O que faz alguém achar que está em uma posição superior ao ponto de querer julgar qualquer aspecto da vida do outro? Religiões deveriam pregar a aceitação, invés do julgamento. O amor, invés do preconceito.

8 comentários:

  1. mentalidade arcaica e petrificada é algo q me irrita muito ... eu fico estarrecido como o tempo passa e isto persiste através de gerações q se sucedem ...

    bjão

    ResponderExcluir
  2. mas as religiões são as grandes protetoras da tradição, para elas mudarem todo o mundo precisa já ter mudado antes.

    ResponderExcluir
  3. Mas Fox, dado a forte influência que as religiões tem sobre a formação da opinião de muitos indivíduos, principalmente essas igrejas neo-pentecostais, acredito que não é o mundo que deve mudar primeiro, mas sim as igrejas que ai em um processo gradual os seus seguidores talvez mudem a suas opiniões também.

    ResponderExcluir
  4. concordo que a igreja é uma instituição muito conservadora, mas é também um falso conservadorismo, mas penso que deve ocorrer uma mudança não só na igreja, mas com as pessoas que frequentam as igrejas, e essa mudança deveria se dar através da educação

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Gabi, e sinceramente já desisti de entender as religiões.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da foto do post, realmente mentes abertas podem criar um mundo melhor, e é o que precisamos de mais mentes abertas, não apenas na questão da sexualidade, mas em tudo!!
    Bjoo

    ResponderExcluir
  7. Religião eu não discuto. Só me protejo dela(s) e seus dogmas perigosos... Ótimo post, querido! Hugz!

    ResponderExcluir
  8. realmente mentes fechadas são um perigo para a humanidade, dado o caminho que ela está tomando.
    Beijos querido, gostei do post

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...