12 abril 2012

Pra não voltar e nem ficar sozinho

       Resolvi que minha primeira coluna aqui no Para Lady's  iria abusar de uma vertente cinematográfica que já é bem explorada nestas páginas: cinema de cunho homossexual.  E para este post cinematográfico extrapolar barreiras de épocas e culturas diferentes, trago dois filmes que surpreendem pela maneira como tratam a descoberta sexual, a qual, pelo viés de uma linda naturalidade, rompem com padrões heteronormativos. Um é o longa Você não está sozinho, charmoso e singelo filme  dinamarquês de 1978, que ao narrar o envolvimento amoroso  entre dois meninos bate de frente com alguns tabus da época. O outro, é o doce curta metragem tupiniquim Eu não quero voltar sozinho, lançado em 2010 e produzido por Daniel Ribeiro, mesmo diretor do curta Café com leite.
           Não são apenas os títulos de ambos os filmes que são semelhantes: no fundo, nenhum dos personagens principais querem ficar só. Em Você não está sozinho, ao explorar a descoberta sexual de forma lírica e honesta, o filme ambienta-se em um tempo e espaço mais diverso: as aventuras e desventuras do grupo de meninos que estudam em um colégio interno e que anseiam por experimentar tudo, de sexo à maconha,  álcool e  pornografia. Em meio a isso, Kim é um garoto de 12 anos de idade cujo pai é diretor da escola interna. Lá, ele conhece Bo, três anos mais velho, o qual seduz  Kim e os dois iniciam uma espécie de “namorinho”.  O filme que também faz referências ao movimento hippie e ao charmoso visual fim dos anos 70 com seus rapazes andróginos, sofreu séria censura na época, tendo sua exibição vetada em muitos países, inclusive no Brasil.
           Já o premiadíssimo curta metragem brasileiro Eu não quero voltar sozinho trouxe a mesma temática em 2010 (bons anos de atraso). Mas apesar da semelhança de enredo, o curta de Daniel Ribeiro trás um ponto crucial no discurso da descoberta da sexualidade e principalmente de naturalização da homossexualidade: Léo é um estudante  com deficiência visual que leva uma vida corriqueira na escola,  até  momento da chegada de Gabriel, novo aluno. Léo encontra-se ingenuamente apaixonado pelo novo colega, e aí, uma história doce e apaixonante se desenrola, deixando margem para um ótima pergunta: se Léo e é deficiente visual, como pode ele saber que sente atração por um menino que nunca viu, quando se tem instaurado culturamente um discurso de que ele deve sentir-se atraído por meninas? Por que simplesmente se sente e se é gay. Simples assim.  O time de atores é excelente, a trilha sonora é só poesia e a história é delicadamente linda. Fica a sugestão pra quem ainda não viu, lembrando que o Eu não quero voltar sozinho   está inteiramente disponível no youtube. 

13 comentários:

  1. Eu assisti essa curta há uns tempos atrás e só tenho a dizer que fiquei surpreendido. É um ambiente tão puro, natural que chega a ser um sonho!

    O nome da música no meu blog é: I Won't Give Up - Jason Mraz.

    ResponderExcluir
  2. de verdade, na hora que eu achei q ia começar seu post ele terminou.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa sua reflexão final Dieison, e por incrível que pareça eu ainda não assisti esse curta, estou em falta a muito tempo com o cinema nacional.

    ResponderExcluir
  4. Seja bem vindo querido ... duas boas dicas ... assisti e recomendo tb...

    ResponderExcluir
  5. Esse você não está sozinho eu não conheço, mas esse curta brasileiro eu já vi e adorei
    abraços

    ResponderExcluir
  6. é uma pensa esses filmes não serem divulgadas nas grandes mídias, quem sabe ajudariam a criar uma nova perspectiva em relação as diferenças sexuais
    Legal seu textos
    e mais um vez bem Vindo

    ResponderExcluir
  7. Welcome to Blogsville, man!
    Lembrando que no primeiro post exigimos fotos em trajes de banho para melhor avaliação do "material"... hahahaha!
    Bom assunto para a estréia. Congratz.
    Eu acho demimparacomigo que a nossa sexualidade está sempre se (re)descobrindo... mesmo aos 35... hehehehe!
    Hugz!

    ResponderExcluir
  8. hummm Fredilicia 35 tá no ponto ahuhsuhausau

    ResponderExcluir
  9. Ah eu já ouvi falar dos dois, mas não assisti eles ainda, bom saber que acho o curta no youtube

    ResponderExcluir
  10. Oi menino, tudo bem?
    Eu já assisti Eu não quero voltar sozinho e achei incrível o curta.
    Frederico tudo bem?
    Pois é menino, tava mega sumido mesmo, mas estou de volta, rs. Foi super doce mesmo, rs.
    Bjo menino

    ResponderExcluir
  11. Die! Adorei as dicas. Já havia assistido o "Eu não quero voltar sozinho", e dei uma nota 9 pra ele. Esse outro vou assistir e depois farei minha avaliação. Sinceramente eu esperava algo mais na sua estréia, mas tudo bem, quem sabe você é daqueles que esquenta na segunda, né? Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Deixei aqui um comentário, mas parece que não terá sido aprovado...

    ResponderExcluir
  13. Fox e Ethan, o Dieison é um moço muito ocupado, escrever leva tempo!!! Não sei o que vcs esperavam, mas eu adorei esse post :)

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...