28 janeiro 2013

Dica de filme: Para um soldado perdido

Voor een verloren soldaat é um livro autobiográfico que se transformou em filme um tanto quanto polêmico e difícil de se achar online, isso por que a história é vista por muitos como uma história de um relacionamento pedófilo, mas para além disso esse filme tem a sua beleza, pois se recusa carregar para a história uma bagagem psicológica e social contemporânea negando-se a qualquer menção depreciativa da homoafetividade. A história do filme é lembrada através dos olhos do jovem Jeroen, um jovem introspectivo de 13 anos. O filme passa-se no final da segunda Guerra Mundial, sendo Jeroen enviado pela sua mão para uma fazenda no interior dirigida por homem austero e religioso. Com a chegada dos aliados ao país, Joroen desenvolve uma amizade íntima e intensa com o soldado canadense Walt. Surge então entre os dois uma relação afetuosa além do imaginado, servindo de palco para esse cenário para o desenrolar da descoberta da sua própria sexualidade e aprendizagem sobre o amor de uma forma inusitada. 
Nessa nossa moral burguesa, o relacionamento entre duas pessoas com considerável diferença etária é visto como um desvio comportamental sexual ou social, e quando envolve um menor tende a ser vista como pecaminosa e criminosa, onde o fator amor é completamente expurgado como motivador dessa relação. Talvez esse filme, mostre o outro lado que esquecemos ser possível e que os tabus teimam em não aceitar. Poderemos ser levados a pensar até que ponto essa relação influenciou a vida do autor e se a ausência desse momento na sua infância poderia tê-lo levado a uma vida diferente, mas seja como for, é o próprio autor que nos mostra como esse episódio foi importante para a sua vida. 

13 comentários:

  1. Parece ser interessante, deve ser impactante e deve por em confronto várias idéias.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Por ser um filme autobiográfico e direcionado para um publico especifico(entenda-se maiores), a historia pode ser interessante. Mas, caso fosse ficção, não sei se seria interessante a publicação de temas tão polemicos.
    Abraços Frederico

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho este filme, acho-o fascinante.
    É lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh se tiver online poderia me passar, eu tinha ele mas acabei perdendo em uma das minhas mudanças.

      Excluir
    2. Não, eu fiz o download de um site que apresenta filmes de temática LGBT, e como sigo vários, já não sei qual é, pois já o tenho há tempos.

      Excluir
    3. Encontrei este link no You Tube
      http://www.youtube.com/watch?v=6LGU01u7WU0
      Espero que dê aí; é a versão original, legendada em inglês.

      Excluir
  4. É foda, eu entendo perfeitamente pq todo mundo acha errado a pedofilia, mas pensando como historiador a gente sabe que isso é uma construção histórica extremamente recente, q não tem nem 50 anos, e que há décadas atrás não fazia o menor sentido... mas hoje afirmar isso, simplesmente questionar, é imoral... foda!

    outra coisa, Frederico: no meu blog se vc não fica em balada, ai, assim, toda vez que eu fiquei com alguém foi em balada, então eu fiquei me perguntando: vc fica onde? queria saber onde essas pessoas que não ficam em boates ficam com outras pessoas. vc conhece as pessoas onde? em que situações? me explica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então eu não acho esse filme chocante justamente por ser historiador e estar trabalhando com várias descontruções que são criadas pele esse norma burguesa.

      Quanto a balada, eu não vou muito, curto mais bar essas coisas, mas quando eu vou é pq quero dançar sair com meus amigos e sempre achei chato aqueles amigos que me deixavam sozinho p ir ficar com todo mundo. Eu não fico por que quero dançar, mas nada me impede de passar um telefone um msn e ir conversando com a pessoa em outro momento. Muitos dos caras que fico geralmente são amigos dos meus amigos, pessoas que conheci em um bar e passei contato, pessoas que conheci no mercado, sei lá existe vários lugares para se conhecer alguém. E eu fico em vários lugares, na praia (gay) no shopping, na praça perto da minha casa, na casa dos caras que fico, na minha casa (geralmente). Floripa é um lugar mais liberal as pessoas n ficam tão chocadas se ver dois homens se beijando na rua.
      Eu quero te convidar para você vir a Floripa, é um convite sério e sincero, acho que você vai gostar da cidade.

      Excluir
  5. eu acho super interessante e real este filme ... mesmo polêmico é uma abordagem real ... eu gostei e muito ...

    bjão querido ... voltei ...

    ResponderExcluir
  6. Então... meio complicado né?! Acho que a palavra é "Moderação", eu já vi pedaços desse filme e li criticas sempre muito positivas, apesar da ressalva ao envolvimento dos personagens.

    Em tempo... aproveitei uma dica tua e adorei... só para registrar eu comprei o Neutrogena Sun Fresh que você indicou (http://blogparaladys.blogspot.com.br/2013/01/cuidados-com-pele-minhas-dicas.html)e realmente é muito bom! Não fica aquela coisa esquisita na pele. Agora quero ver se encontro o Ultrasher para o rosto. Eu tenho usado o Episol Whitegel...

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc aproveitou uma dica minha, o neutrogena ultrasher é bom também, mas não recomendo o fator 70 pq é muito ruim de espalhar pelo rosto. Eu uso o 55 que é toque seco também, mas n uso ele todo dia pq com o tempo durante o dia a pele fica oleosa igual, uma dica boa é passar um pó depois de ter usado o protetor. Ah o ultrasher é mais difícil de achar pq ele é importado, mas o preço é acessível apesar disso.

      Excluir
  7. Isso nem é dica. É dicão! Muito bom mesmo, Fredengoso!!! Bjos!

    ResponderExcluir
  8. onde posso baixar este filme dublado ou legendado em português?

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...