28 maio 2011

Greenwich Village: o que esperar do movimento gay hoje

Em 28 de junho de 1969, no bairro Greenwich Village,  em New York, aconteceu o fato que marcou o início do movimento homossexual organizado. Naquele dia, frequentadores do bar gay Stonewall Inn resolveram dar um basta à violência das batidas policiais no local e reagiram, em igual medida, ao tratamento a que eram submetidos. 
Era comum, à época, que homens e mulheres gays, travestis, drag queens, ou qualquer outro cliente fossem levados em camburões às delegacias e fichados, mesmo que não tivessem desrespeitado qualquer lei, simplesmente por estarem nos arredores de boates ou bares de homossexuais. Muitos perdiam os empregos ou sofriam outras formas sérias de discriminação ao terem sua identidade secreta descoberta pela sociedade. Mas naquele dia os frequentadores resolveram reagir.  Uma drag queen foi jogada dentro de um carro de policia e revidou empurrando o policial. Isso teria dado início a uma reação violenta à ação policial. 
Naquela noite, palavras de ordem, como "Sou homossexual e me orgulho disso" e "Eu gosto de rapazes"  foram gritadas por um número crescente de pessoas por várias ruas do bairro. Foi a primeira vez que um grupo de homossexuais resistiu publicamente à discriminação. O termo "orgulho" passou a representar o sentimento da comunidade. 
Em 1970, o dia 28 de junho foi comemorado nas ruas de New York, por um ano desde aquela primeira noite de resistência. E o dia 28 de junho foi eleito como o dia internacional do orgulho gay. 
E hoje o que podemos esperar do movimento gay? No Brasil temos a parada gay com aproximadamente 3 milhões de participantes comemorando o que? 
Comemorando a sociedade preconceituosa e arcaica em que vivemos? A intolerância por parte do governo que não garante direito a todos?  Aos vários homicídios ou aos gays espancados? A liberdade de expressão???
Ai eu pergunto a você leitor o que podemos esperar? 

4 comentários:

  1. Menino, o texto está perfeito. Eu concordo muito com vc a respeito. Cada vez mais parece ser comum a violência contra os homossexuais e o governo não procura fazer diferença. Independente da opção sexual de cada um, somos humanos acima de tudo, cidadãos, pagamos nossos impostos e assim como um hétero tem seus direitos garantidos é mais do que justo termos tbm. Por causa da violência, de tanto ver nos jornais casos de agressões, que particularmente ando as vezes com medo, se vejo um grupinho logo na frente, diminuo o passo ou atravesso a rua. Esses dias eu estava voltando para casa a noite e ñ era tarde, por volta das 22:00 e vi um grupo de rapazes, minha neurose foi tão grande que me vi correndo na rua, fugindo e gritando socorro.
    Tu tá bem né?
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Realmente o problema é esse que você aponto nas entrelinhas, reclamamos de tudo, temos uma parada gay de 3 milhões, e quando é para lutar de verdade por nossos direitos aparecem sempre poucos interessados. A culpa de tudo isso em grande parte é nossa. 3 milhões da para eleger bons políticos e reivindicar nossos direitos acampando em Brasilia pressionando os políticos.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, a Parada Gay de São Paulo está servindo pra quê mesmo? E tipo, se for reclamar, quem leva pedrada é a gente... Aliás, algumas bee até dizem que protesto não serve pra nada, que é bom ficar "quietinho", mas sei não... acho que Brasil está precisando de uma Stonewall sabe... não que queira incentivar a violência, mas tipo num caso de ataque de mauricinhos, uns bons socos revidados fariam grande diferença.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que o movimento gay nestes moldes não é mais necessário, pois a sociedade mudou muito. Acho a Parada Gay algo positivo justamente por ser festiva, pois contribui muito mais para aproximar o público gay do hétero, além da visibilidade em si que ela deu ao homossexual. Acho que o gay de hoje vive numa sociedade muito mais tolerante, mas as coisas caminham devagar mesmo. Não dá para negar o avanço que já vivenciamos. Um abração!

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...