19 setembro 2011

Apelo mundial para libertação de homossexuais presos nos Camarões


Jornais sensacionalistas de Camarões começaram a publicar listas e fotos de políticos, empresários e músicos supostamente gays, em um movimento contra o comportamento homossexual liderado pelos editores. Vendedores de rua têm sido forçados a vender fotocópias da última edição do tablóide semanal L''Anecdote, que se esgotou em horas no início desta semana depois de publicar a última lista com mais de 50 nomes, incluindo importantes autoridades governamentais. "Homem fazendo amor com outro homem... é obsceno. Isso pode ser normal no Ocidente, mas na África, e em Camarões em particular, isso é impensável", disse o publisher do L''Anecdote. A homossexualidade é ilegal em muitos países da África, incluindo Camarões, e é com frequência condenada publicamente como comportamento "não-africano". Em algumas crenças tradicionais, os homossexuais são considerados amaldiçoados ou enfeitiçados. A relação com uma pessoa de mesmo sexo leva a uma pena de seis meses a cinco anos na prisão e multa de até 370 dólares, segundo a lei camaronesa”.

Essa informação foi publicada no portal do Terra em 2006, mas parece que pouca coisa mudou por lá, pois está circulando pela internet uma campanha da advogada Alice N’Kom, uma das das poucas advogadas dos Camarões que defendem pessoas que foram presas pelo “crime” de serem gays. Nesse site aqui http://www.allout.org/pt/actions/cameroon está rolando uma mobilização mundial pedindo para o presidente dos Camarões libertar os homossexuais presos. Eu acredito que é muito importante a comunidade gay brasileira mostrar solidariedade participando desse abaixo assinado e divulgar essas atrocidades que ocorrem em alguns países africanos. 

5 comentários:

  1. entrando nessa!

    foi pro blog tbm. espero que tu não te incomodes de ter usado a ideia. ehehehehe.

    valeu pela dica.
    abraçoz

    ResponderExcluir
  2. eu sempre fico meio em duvida nessas coisas, cabe a nós OCIDENTAIS interferirmos em políticas de Camarões? obviamente não podemos permitir atrocidades como condenar alguém a morte, mas será que cabe a nós dizer se eles podem considerar crime ou não? eu não gostaria de ser preso, e não ia qrer q ninguém fosse preso, contudo, me pergunto: não estamos forçando alguém a acreditar na mesma coisa q a gente assim? não estamos nos igualando a eles?

    ResponderExcluir
  3. Esses seus questionamentos Foxx são bem pertinentes, concordo em partes, mas quando o assunto se trata de direitos humanos acredito que não podemos fechar os olhos independe de ser uma sociedade ocidental ou oriental, até por que eu não gosto muito dessas divisões. Além do mais tal apelo está partindo do próprio país, que está tentando mostrar ao mundo as atrocidades que acontecem por lá. Desta forma, creio que não podemos fechar os olhos e nos tornarmos indiferentes a tal fato.

    ResponderExcluir
  4. Já conferi o site e deixei minha mensagem de apoio, a gente vive reclamando da nossa situação no Brasil, mas por incrível que pareça existem lugares bem piores, não que aqui seja bom

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Frederico, pois se eles são considerados criminosos (quando na verdade são vitimas do preconceito) fica tudo mais complicado, como conseguirão defender sua condição sexual e conscientizar as autoridades e a população que ser homossexual não é crime.
    Entendo e penso muito parecido com o Foxx, Mas uma coisa é respeitar os costumes deles outra coisa é aceitar(nesse caso, acho estaríamos aceitando o preconceito e fingindo que não vimos).

    ResponderExcluir

Fala bonita

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...